Semed: Jogos Escolares Marabaenses iniciam com competições de vôlei, handebol e xadrez
Já foi dado início ao 13º Jogos Estudantis Marabaenses (Jems). A programação que se iniciou na última terça-feira, 23, segue até o dia 5 de junho, incluindo 11 diferentes modalidades. Nesta quarta, 24, foram realizados jogos de Voleibol na Escola Municipal Ida Valmont, Handebol na Escola Municipal Martinho Motta e Ginásio do Dequinha, e xadrez no Colégio Monte Castelo.
Participam das competições 44 escolas abrangendo mais de dois mil estudantes, da rede federal, estadual, municipal e privada de ensino de Marabá.
“Para esses estudantes é o primeiro degrau para o cenário esportivo. É o evento que dá o pontapé inicial no ano letivo de 2023 para avançar para as outras competições como os Jogos Interescolares Paraenses e Jogos Estudantis Paraenses”, explica a coordenadora de Educação Física da Semed, Joecy Coutinho.
O estudante da escola CMRio, Bryan da Silva, 14 anos, está disputando a competição de handebol pela segunda vez. Sua equipe estreou na competição empatando de 16 x 16 contra o time do Anísio Teixeira. O próximo confronto será contra a equipe do Instituto Federal do Pará (IFPA).
“Primeiro jogo começou fácil, mas depois nós complicamos e acabou empatado. A expectativa agora é vencer o IFPA e conseguir essa vaga nas finais”, destaca o jogador. Ele conta que sempre foi fã de futebol, mas depois se apaixonou pelo handebol e agora “é só handebol daqui para frente”. O aluno revela que pretende seguir no esporte para o resto da vida, mas estudar é o plano B caso não dê certo.
A aluna Julia Gouvea, 16 anos, estudante da Escola Liberdade, está estreando na competição de vôlei. Ela conta que pratica handebol e futsal, mas decidiu jogar vôlei na competição e tem sido tranquilo.
“Vim para o vôlei ano passado e não achei muito difícil. Me ensinam bem na escola e é tranquilo aprender. A expectativa é de ganhar e estou achando incrível porque é meu último ano na escola e primeiro no Jems. Eu amo esporte”, comenta.
O técnico de Julia e professor de Educação Física da Escola Liberdade, Salatiel Alves, conta que a escola está participando das competições de handebol, futsal, badminton e xadrez.
“A competição é muito legal, evento que é importante para nós professores e para os alunos, que desde o começo do ano perguntam quando são os jogos. É importantíssimo esse momento para a vida escolar deles. Momento que fica para a vida toda”, garante.
Ele explica que no início do ano é feita uma seleção na sala de aula, questionando o interesse e experiência dos alunos no esporte. “Depois fazemos a seletiva prática para ver a adaptação às modalidades e começamos os treinamentos dentro das nossas possibilidades. A escola está contando com mais de 30 alunos envolvidos em quatro diferentes modalidades, incluindo algumas individuais”, relata.
As demais modalidades serão disputadas em diferentes dias e locais. Na sexta-feira, 26, irão acontecer as disputas de karatê na Escola Ida Valmont e de tênis de mesa no Ginásio do Dequinha. No sábado, 27, acontecerão as competições de judô no Ginásio do Dequinha e de natação no CSSM.
A partir de segunda, 29, acontece a competição de futsal, com uma pausa na terça para a Olimpíada Brasileira de Matemática, retornando o futsal na quarta-feira e seguindo até sexta. No sábado, 3, ainda será realizada a competição de atletismo. Na segunda, 5 de junho, encerraram a programação com as competições de badminton na Escola Martinho Motta e vôlei de praia no CSSM.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom e Aretha Fernandes