Semed: Em Marabá, nesta terça (24), Jogos Estudantis iniciam com 1.200 alunos
A 12ª edição dos Jogos Estudantis Marabaenses inicia nesta terça-feira, dia 24 de maio, com a abertura da competição, no Ginásio da Escola Ida Valmont, no Bairro Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e vai reunir estudantes de 30 escolas públicas e privadas de Marabá. Eles vão disputar dez modalidades: handebol, futsal, natação, ténis de mesa, badminton, xadrez, atletismo, vôlei de praia (novo) e judô.
Segundo a professora Cinthya Tenório, coordenadora do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, desde a criação, em 2009, os Jogos Estudantis Marabaenses descobrem talentos na área do esporte, além de cumprir com o dever social, democratizando a prática e a cultura do esporte, como instrumento educacional nos estabelecimentos de ensino, visando ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Ela recorda que os JEM’s foram criados pela professora de Educação Física Rosângela Almeida Botelho, com o objetivo de selecionar equipes para participarem dos Jogos Estudantis Paraenses Regional (JEP’S), que acontecem no sul e sudeste do Pará, do Super JEP’S, que ocorrem na capital, Belém, e Jogos Escolares Brasileiros (fase nacional da competição).
A edição dos JEM’S contempla as categorias SUB 14 e SUB 17 e Paralímpico nas dez modalidades já citadas, com participação de cerca de 1.200 alunos e trinta escolas envolvidas. O encerramento está previsto para 11 de junho, com competições da modalidade de judô.
As escolas participantes são as seguintes:
Acy Barros, Anísio Teixeira, CMRIO, Cristo Rei, Duque de Caxias, Geraldo Veloso, Plinio Pinheiro, Oneida Tavares, Irmã Theodora, Liberdade, Claretiano, Monte Castelo, Deuzuita Melo, Globo, Jardim de Deus, Dom Bosco, Raimundo Gomes, Heloísa de Castro, Gabriel Pimenta, Paulo Freire, Doralice de Andrade, Judith Gomes, Jonathas Pontes, José Cursino de Azevedo, Martinho Mota, Josineide de Tavares, Colégio Escreva, Gaspar Viana, Pequeno Príncipe e Julieta Gomes.
Texto e foto: Ulisses Pompeu