Jogos de Verão 2023: Travessia do Rio Tocantins reúne mais de 70 atletas
Disposição não faltou entre os mais de 70 nadadores na tradicional Travessia do Rio Tocantins, que aconteceu neste domingo, 30, em um percurso de 1.400 metros, saindo da Mangueira à Praia do Tucunaré.
A competição marcou o encerramento dos Jogos de Verão 2023, promovidos pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Depois de dadas as instruções pelo Secretário Thyago Ferraz, os competidores saíram da costa e lutaram contra a correnteza para chegar na praia. O primeiro da categoria masculina foi Thiago Rodrigues de Lima, de 39 anos. O vencedor nada desde os 15 anos e participa de travessias há 9 anos.
“A minha preparação foi corrida porque a gente mistura trabalho com treinamento, mas deu para treinar um pouco. É muito bom competir, mas ganhar é diferente, melhor ainda. Sempre participo de competições. Já participei de travessias em Imperatriz, Palmas. Já tenho uma carreirinha de travessias”, recorda.
A vencedora na categoria feminina foi Catarina Amorim dos Santos Alves, de apenas 15 anos. Ela começou a nadar com 7 anos e é uma das mais novas na disputa. “É muita luta. Eu treino todos os dias, já atravessei outras vezes, até no mar e a diferença é muito legal. Eu gostei bastante de nadar”, confessa.
Catarina conta ainda que treina seis vezes por semana e faz academia. “São duas horas na água e uma hora de preparo físico. Nado em torno de 4.000 metros por dia”, explica a nadadora, que também já tem experiência em competições nacionais e, agora, vai competir em Belém, defendendo a Tuna.
Um dos competidores mais experientes é Paulo Sérgio Alencar, 59 anos, que já participa da travessia há mais de duas décadas e, esse ano, ficou em segundo lugar na categoria masculina.
“Eu acho que tem alguma coisa que me ajuda nesse rio porque eu não treinei nenhum dia, peguei, talvez, o melhor trajeto para chegar até aqui e isso facilitou. Tem uma galera mais jovem, mas eles pegaram uma trajetória mais difícil. Eu e o Thiago estávamos nos cozinhando há um tempo ali, mas o Thiago é muito mais jovem, tem mais vigor, e provavelmente, naquela reta de correr não ia ser diferente o resultado. Fico muito feliz porque a primeira vez que participei o Thiago também participou com 16 anos. É muito gratificante”, pontua.
O secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz, afirma que essa é uma festa do esporte. “A gente reuniu aqui todos os nadadores da cidade, desde o mais jovem, atletas de 14, 15 anos até o mais experiente, que tem mais de 20 anos de travessia. Então é uma prova muito tradicional. E esse ano tinha que acontecer. Batemos o recorde com mais de 70 nadadores atravessando o rio, com apoio dos Bombeiros, Exército Brasileiro, Secretaria de Saúde, de Segurança (DMSP), todos empenhados em entregar um evento de qualidade”, argumenta.
De acordo com Thyago, a Semel tem procurado sair do comum e percorrer todos os esportes. “A natação é um exemplo disso. Ano passado, a gente trouxe uma etapa do Paraense Master, fez uma travessia legal, só que esse ano a gente superou. A gente fica muito feliz porque isso mostra a confiabilidade da população marabaense com a Secretaria de Esportes e também com a Prefeitura Municipal de Marabá”, enfatiza.
Confira os resultados com os devidos tempos de cada um:
NAIPE: MASCULINO
1° THIAGO RODRIGUES DE LIMA 18”17’’
2° PAULO SÉRGIO ALENCAR 18’35”
3° EMERSON SOUSA VALE 18’44’’
4° MOISÉS MIRANDA LOURENÇO 18’46’’
5° NOAM LEMOS GONÇALVES 19’01’’
NAIPE: FEMININO
1° CATARINA AMORIM DOS SANTOS ALVES 19’09’’
2° GEOVANA DE MORAES E SILVA 19’24’’
3° JULIANA UBANETZ ROSA 21’32’’
4° ANA CLARA ALMEIDA 24’16’’
5° MARIA ELITELMA MATOS 25’15’’
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Wilielton Cardoso (drone)