Jogos de Verão: Competições inéditas de Caiaque reúnem profissionais e apreciadores na Praia do Tucunaré
As manhãs de domingo de julho na Praia do Tucunaré recebem um ar de competição e aventura diferentes. É que pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) apoia competições de caiaque nos Jogos de Verão 2023, e, neste domingo (16), foi a vez do Revezamento com Caiaque 4x100m, o qual é disputado por meio de grupos com 4 competidores cada, que devem cumprir 100 metros, cada um, em menor tempo, totalizando 400 metros.
“Nós ficamos muito felizes em expandir essas novas modalidades nas competições municipais e envolvendo apoiadores como a ACASSP. Ano que vem, nosso objetivo é reunir todos os esportes de remo da cidade, como canoa havaiana, stand up paddle surf e o próprio caiaque”, destaca o titular da Semel, Thyago Ferraz.
As competições envolvendo caiaques acontecem desde o primeiro domingo de julho, 2, com o Rally de Caiaque Regularidade, numa rota que saiu do “Taboquinha” até a Orla do Amapá, pelo Rio Itacaiúnas. Já no dia 09, foi promovido o Caiaque Cross, também na Praia do Tucunaré. Os eventos são organizados pela Associação dos Caiaqueiros do Sul e Sudeste do Pará (ACASSP), fundada há 5 meses e já conta com mais de 30 associados amantes do esporte.
Para o presidente fundador da sociedade, Arthur Medeiros, esse evento tende a fomentar a curiosidade e prática pela modalidade, que se difunde cada vez mais nos últimos tempos.
“Nossa associação só vem crescendo e isso é fundamental, porque incentiva esse tipo de esporte. Nas competições anteriores, nos deparamos com pessoas que nunca tinham visto um caiaque, e depois que passaram a conhecer, entrar, remar, hoje querem participar e muitos já providenciaram ter seu próprio caiaque para fazer parte desse esporte, que não é só lazer, mas trata a saúde, pois ele movimenta, braços, pernas, troncos e a mente. É um esporte muito salutar e quem vem não quer mais sair”, pontua o presidente da ACASSP.
O educador físico Nayron Botelho, 31 anos, garantiu o primeiro lugar, com 2 minutos e 34 segundos, juntamente com a equipe, que apesar de serem iniciantes, não hesitaram em competir com atletas mais experientes.
“Eu nunca havia praticado o caiaque, vim brincar semana passada, na outra competição. Foi uma surpresa para a gente, porque nos outros grupos há participantes antigos e experientes. Mas é competindo que se pode ter um surpresa, como foi essa de hoje. Eu, como professor de Educação Física, gosto de movimentar o esporte preciso dar exemplo para essa juventude de hoje praticar mais esportes. Eu vim aqui para agregar e para verem que o evento foi grandioso”, evidencia o ganhador.
O evento contou ainda com a participação do atleta Rogério Rodrigues (Rogério Índio), 47 anos, campeão brasileiro da modalidade e ex-atleta da Seleção Brasileira de Canoagem, com mais de 600 prêmios em competições. Para ele, que também competiu dessa vez, essa foi uma reintegração, após a desclassificação na seletiva para as Olimpíadas Rio 2016.
“Desde esse tempo eu estive parado, mas a retomada foi agora, pelo incentivo do Arthur e estou gostando. Pretendo participar do Campeonato Brasileiro de Velocidade, em setembro, em Curitiba, representando Marabá e vai ser uma coisa muito boa para fomentar esse esporte aqui em Marabá, já que nós temos dois rios com boas condições para fazer as competições. E também a Associação está aí para incentivar esse esporte, de onde podem sair atletas profissionais”, assegura o atleta.
Os Jogos de Verão seguem com as competições de Beach Soccer, Futevôlei e a tradicional Travessia do Rio Tocantins e se encerram no dia 30 de julho, com a Travessia do Rio Tocantins, na Praia do Tucunaré.
Entre os dias 18 e 21 de julho, sempre às 19h, na AABB, acontece o Futevôlei, nas categorias iniciante, aberto e master (+40).
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Wilielton Cardoso