Julho Amarelo: Campanha terá programação extensa de conscientização sobre hepatites virais
Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizará um cronograma de ações voltadas à conscientização e combate às hepatites virais, por meio do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
A campanha inicia no dia 3 de julho, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com palestra sobre a importância de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites B e C. Além disso, a programação também contará com vacinação contra a Hepatite, testagem rápida e apresentação da Banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Nos dias 8, 9, 15 e 16, a ação acontecerá no Partage Shopping, no núcleo Nova Marabá, das 10h às 20h, e contará com orientações a respeito das hepatites virais, realização de testes rápidos de todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e distribuição de preservativos.
No dia 22, a ação ocorre na praça do bairro Liberdade, das 8h às 18h; no dia 23 na Feira do bairro Laranjeiras, 8h às 14h; no dia 29, será na Universidade da Amazônia (Unama) das 10 às 20h; e no dia 30, será na Feira da Folha 28, das 8h às 14h.
No dia 28, que é o Dia Mundial de Luta contras as Hepatites Virais, haverá um treinamento voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (Aacs).
As Hepatites Virais, como o próprio nome indica, são causadas por diferentes tipos de vírus que causam inflamação no fígado. As Hepatites B e C podem resultar em cirrose e câncer, e podem levar a óbito.
“As Hepatites Virais são doenças silenciosas e somente através do teste rápido a gente consegue diagnosticar. Por ser uma patologia silenciosa, na maioria das vezes as pessoas não sabem que vivem com a hepatite. A Hepatite C tem cura e a Hepatite B tem controle e monitoramento. Os sintomas são parecidos: abdômen distendido, pele e olhos amarelados. Na maioria dos casos, quando chega nesses sintomas já está em um estágio avançado e requer o tratamento imediato”, explica Katiane Chaves, Coordenadora do SAE/CTA.
Sobre a prevenção, além do uso de preservativo, é importante não compartilhar materiais perfurocortantes como alicates, agulhas e lâminas de barbear, por exemplo, e objetos de uso pessoal como escovas de dente. Também é indicado realizar a testagem com periodicidade.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sergio Santos