Julho Amarelo: Unidades Básicas de Saúde recebem ação de prevenção às hepatites virais
A primeira UBS a receber a ação foi a Carlos Barreto, que remanejou os atendimentos para o Residencial Jardim do Éden. Nesta terça (12), o posto de saúde Amadeu Vivácqua também recebe os serviços da campanha Julho Amarelo.
Em Morada Nova, as ações de saúde da campanha Julho Amarelo de Prevenção às Hepatites Virais aconteceram nas instalações do Núcleo de Educação Infantil Tia Cleide, no Residencial Jardim do Éden, na noite desta segunda-feira (11). O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) ofereceu à população testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A ação foi unificada com os serviços ofertados pela equipe Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que garante atendimentos de saúde pelas comunidades mais distantes ou que não tenham uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro.
O gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto, Francisco Macedo, explicou que a ação do Julho Amarelo foi remanejada para o NEI para que a população do residencial pudesse ter mais opções de atendimento.
Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA, explica que as hepatites afetam diretamente o fígado. É uma doença silenciosa, com sintomas característicos, como urina escura, náusea, dor abdominal, entre outros. Por essa razão é importante tratar da doença o quanto antes, para evitar complicações mais sérias.
Para ampliar esse atendimento à população, as ações ocorrerão em outros locais até o fim do mês. Nesta terça-feira (12), as testagens vão acontecer na UBS Amadeu Vivacqua, no São Félix II, das 18h até às 22h. Dia 13, na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23; dia 14, na UBS Jaime Pinto, no Bairro Belo Horizonte, e dia 15, na UBS Laranjeiras. Já nos dias 16 e 23 de julho, a ação será no Shopping Partage, a partir das 14 horas até às 22h.
O auge da campanha, instituída pela Organização Mundial da Saúde, é 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A programação tem o laço amarelo como símbolo que representa um lembrete de conscientização para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento dessas doenças. Neste dia, haverá uma capacitação para cabeleireiros, tatuadores e esteticistas, com direito a certificados, no auditório da Faculdade Unama, as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico.
Ação Extra Muro
A cada 15 dias, a equipe Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levado diversos atendimentos para as comunidades mais distantes das Unidades Básicas de Saúde, na Zona Urbana de Marabá. No Residencial Jardim do Éden, foi a segunda vez que a comunidade recebeu a ação com consultas médicas, de enfermagem, aferição da pressão arterial e glicemia, vacinas e testagens rápidas. Os atendimentos são noturnos e lá, especificamente, acontece no NEI Tia Cleide. “Hoje temos o Jardim do Éden contemplado, o Residencial Tiradentes que recebe esse atendimento desde 2019 e vamos iniciar dia 25, no Residencial Magalhães”, enfatiza a coordenadora do departamento, Cynthia Pombo.
População atendida
Nilza de Jesus da Conceição foi ao NEI com toda a família: o marido Genildo e os filhos Ludmylla e Lucas Gabriel. “É uma ação muito boa, porque muitas das vezes precisamos ir muito cedo na UBS, por conta da grande demanda, e esse movimento de quinze em quinze dias é ótimo. Vem médico, enfermeiro, vacinas, testes de HIV, Hepatites, Sífilis, é muito bom”, pontua a servidora pública.
Valdinete Silva Ferreira procurou a ação para vacinar os filhos, João Vitor e Maria Cecília, mas realizou também consulta médica e testes rápidos. “Vou consultar agora e vacinar as crianças. É uma ação muito boa porque a dificuldade era muito grande, agora tá melhorando as coisas, tá tendo muitas oportunidades”, destaca a balconista.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: