Festejo Junino: Por meio da Lei Semear, juninas recebem apoio financeiro da iniciativa privada
A 36ª edição do Festejo Junino de Marabá, que acontecerá nos dias 23 de junho a 1º de julho, vai contar com o apoio financeiro de 350 mil reais, patrocinados pela Equatorial Energia, por meio da Lei Semear (Lei de incentivo à cultura do Estado do Pará), para que a Liga Cultural de Marabá (LICMAB) possa subsidiar os grupos culturais que se apresentarão no evento. A assinatura simbólica do termo de compromisso do patrocínio foi realizada nesta quarta, 7. O evento contou com a participação do presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.
“Nós estamos agora efetivando essa participação via Lei Semear, lei que nós gerenciamos na Fundação Cultural, nós trouxemos para ajudar a Liga de Marabá como um todo, será um repasse para todas as equipes. Nós ficamos muito felizes porque nós conseguimos levar na magnitude que a lei poderia. A gente espera uma grande festa em Marabá como sempre foi”, declarou.
“Para nós da Equatorial a gente fica bastante feliz em poder, pelo segundo ano, ser o patrocinador oficial do Festejo Junino de Marabá. A gente acredita no potencial positivo desse evento. Estamos falando de entretenimento, de lazer, cultura e geração de emprego para o município”, completa Thiago Dourado, representante da Equatorial.
O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, explica que esse patrocínio colabora bastante para que as juninas possam oferecer um espetáculo ainda melhor.
“Toda soma é bem-vinda para enaltecer ainda mais o trabalho dos nossos agentes e produtores culturais aqui da cidade. A junina tem um custo muito alto com os adereços, com as indumentárias, então é um valor que vem somar ainda mais, para que o evento possa ser engrandecido”, ressalta.
O convênio vai beneficiar cerca de 2.500 produtores culturais membros dos grupos e coletivos culturais e permitiu o pagamento de cachê para 29 grupos culturais, sendo cinco grupos de bois bumbás, oito quadrilhas juninas mirins, sete juninas adultas do grupo B e nove juninas adultas do grupo A. Siba Silva, presidente da Liga Cultural de Marabá, ressalta que o patrocínio ajudará principalmente na produção dos figurinos.
“Para nós é gratificante porque o custo é muito alto de montar uma quadrilha, uma junina, e esse patrocínio vai dar uma melhorada e a divisão é feita no grupo A, grupo B, Bois e quadrilhas mirins. Fazemos a divisão, aí todo mundo compra os seus figurinos, dá uma ajuda porque, na verdade, pra tá hoje na arena, o custo é muito alto. E esse patrocínio é de suma importância. Esperamos que em 2024 eles possam patrocinar novamente”, espera.
Algo enfatizado pelo presidente da junina Fogo no Rabo, Ademar Gomes, o Ademar da Santa Rosa, que agradece também o apoio dado pela Prefeitura de Marabá.
“Só nós, que somos quadrilheiros, sabemos a dificuldade que todos nós temos e essa parceria através do Estado, da Lei Semear, juntamente com o aumento que nós tivemos da Prefeitura de Marabá nos deu uma motivação a mais. No ano passado, quando nós apresentamos esse projeto através da Liga e juntamente com a Secretaria de Cultura, o gestor atendeu a nossa necessidade e saímos. Então a gente só tem a agradecer a prefeitura através do nosso prefeito Tião Miranda por ele ter entendido essa necessidade”, pontuou.
Festejo Junino
A 36ª edição do festejo começa na sexta, 23, com arrastão cultural, iniciando na Praça Duque de Caxias, e concurso Rainha da Diversidade, na Arena Z-30. Na Praça de alimentação, haverá shows com o Dj Diogo, Ricardo e Nilva Burjack.
A partir da segunda noite, tem competição das juninas e bois. Então, no dia 24 tem apresentação da quadrilha Alegria Não Tem Idade, formada por idosos da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). Na sequencia, o público pode assistir os espetáculos das juninas mirins Fogo no Rabo e Moleka Sem Vergonha, Bois-Bumbás Flor do Campo e Estrela Dalva e juninas adultas do grupo B Diamante Negro e Coração da Juventude. Na praça de alimentação, tem Dj Pinto e shows de Lu Barros e Os Batateiras.
No dia 25, tem Juninas mirins Splendor Junino e Gigantes do Norte, Bois-bumbás Brilho da Noite e Treme Terra, bem como as juninas adultas do grupo B Águia de Fogo, Rei do Sertão e Balão Dourado. Na praça de alimentação, Dj Ferreira e shows de Wania Alves e Rômero Soares.
No dia 26, apresentam-se as Juninas mirins Sereia da Noite e Levada Louca, Bois-bumbás Aroeira e Senador e juninas adultas do grupo B Coração de Estudante e Arretados da Paixão. Na praça de alimentação, o público se diverte com Dj Jr. Batidão e show de Ítalo Souza.
No dia 27, a arena vai receber as apresentações das juninas mirins Coração de Juventude e Águia de Fogo e das juninas adultas do grupo A Sereia da Noite, Gigantes do Norte, Balão de Chita e Amor Perfeito. Na praça de alimentação, DJ Dudu e show de Ruanna Ly.
No dia 28, a festa fica por conta das juninas mirins Amor Perfeito e Arrastão do Amor e das juninas adultas do grupo A Levada Louca, Fogo no Rabo, Splendor Junino, Fuá da Conceição e Moleka Sem Vergonha. Na praça de alimentação, Dj Maestro e show com Chapéu de couro.
No dia 29, tem apresentação do Boi-Bumbá Flor do Campo Mirim e as top five juninas do grupo B. Na praça de alimentação, Dj Renison Vip e shows de Izael Costa, Léo Nicácio e Forró do Chefe.
No dia 30, as apresentações são as top five dos Bois-Bumbás. Já na praça de alimentação tem Dj Luan Hi-Fi e show Silvio & Maiza e Forrozão 4×4.
Na última noite, 1º de julho, tem apresentação do Pássaro junino Rouxinol e as top five das juninas do grupo A. Enquanto na praça de alimentação, o encerramento fica por conta de Dj Marcos e shows de Júnior Ceceu e Charles do Arraiá e Banda.
Texto e fotos: Secom