Agricultura: Seagri entrega kits de irrigação para produtores do PA 3 Ilhas
A comunidade de agricultores do Projeto de Assentamento (PA) 3 Ilhas, na Estrada do Rio Preto, distante cerca de 20 quilômetros da sede de Marabá, na manhã desta quinta-feira (9), foi beneficiada com a entrega de 10 kits de Irrigação para instalação em projetos de fruticultura.
“Hoje, no PA 3 ilhas, entregamos 10 kits, estamos vindo de um inverno com pouca chuva e teremos um verão muito longo. Hoje estamos investindo mais de 100 mil reais aqui. As principais atividades são goiaba abacaxi, maracujá. Muitos produtores aqui faziam a molhagem com o regador e agora com a irrigação melhora a qualidade de vida e aumenta a produção”, afirma Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de agricultura.
A entrega, realizada na sede provisória da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Três Ilhas (Afati), foi recebido pelo presidente da Associação, o agricultor Ademilton Sousa Quadros.
“Estamos felizes e o coração está alegre, pois estamos aqui há sete anos e essa parceria com a Seagri nos fortalece e estamos agradecidos por tudo que vem acontecendo. A expectativa é que a produção vai aumentar e isso é uma benção que estamos recebendo”, comentou.
No PA, os kits vão beneficiar inicialmente 10 famílias de agricultores, que já iniciaram produção de milho, maracujá, goiaba e outros. O material é composto de motobomba, canos, fios e demais itens. Um dos beneficiados, que estava feliz da vida com o kit, é o agricultor José Matias Alves da Cruz.
“Graças a Deus, estamos satisfeitos com esse projeto, pois é muito animador para quem trabalha nessa área e esse é um projeto que beneficia a comunidade e estamos felizes porque vai melhorar a produção e que mais pessoas possam ser beneficiadas”, diz.
O agricultor José de Ribamar Almeida conta que quando começou a produção de maracujá tinha que irrigar com baldes ou bacias, o que representava mais trabalho, mais tempo gasto com a plantação.
“Não conseguimos medir o contentamento, esse material vai nos ajudar muito porque antes nós trabalhava buscando água na lata. Hoje pela benção de Deus estamos recebendo o kit e agora vamos irrigar nossa produção e acabou o tempo da latinha e vamos produzir muito mais e mandar para a cidade”, destaca o agricultor.
No ano passado, no programa de irrigação, foram atendidas 250 famílias. Os kits ajudaram em Sistemas Agroflorestais e fruticultura com cano, motor bomba e microaspersor.
Para saber mais, confira
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa