Gestão: KM 07 e bairros vizinhos recebem novas feira e praça
Na ocasião foi entregue à Semma, um caminhão pipa.
A comunidade do KM 07 está em festa com a entrega da nova feira e nova praça, na sexta-feira (08). Segundo dados do Instituto Reviver, localizado no bairro, os equipamentos públicos atendem uma média de 40 mil habitantes do entorno. A cerimônia contou com a presença do prefeito Sebastião Miranda e do vice Luciano Dias, além de vereadores, secretários e líderes comunitários.
O prefeito Tião Miranda enfatizou que a comunidade da área, além do novo complexo, foi beneficiada, nos últimos dois anos, com pavimentação de ruas, escola e Praça da Juventude, espaço onde crianças, adolescentes e mulheres fazem cursos e atividades físicas.
“O KM 07 precisava de uma praça aberta, temos a Praça da Juventude, mas é um espaço para um programa, tem de ter controle, é fechada. Essa é para a criançada brincar, se divertir. Na feira para o pessoal vender. Fico muito feliz em entregar mais essa obra para o KM 07”, pontuou.
Praça do KM 07
A nova praça tem uma academia ao ar livre com 14 aparelhos, playground, jardim com bancos em madeira e concreto, piso portátil em borracha para acessibilidade, cinco bancos em granilite, piso de concreto intertravado, grama esmeralda e rampa de acesso para cadeirantes.
“É uma obra maravilhosa, tudo que é de bom e de benefício pra comunidade eu apoio. Quero o bem do meu bairro, agradeço a gestão pelo belo trabalho na nossa cidade”, observa Marli da Silva, presidente da Associação de Moradores do KM 07.
Feira do KM 07
Localizada na Rua E, em frente ao NEI David Abreu Sousa, a estrutura da feira, com 50 metros de comprimento e seis de largura, abriga 10 boxes (2 x 4 metros cada), que foram construídos com bancada de mármore. O local integra um projeto de geração de emprego e renda na comunidade.
“São vinte pessoas que continuaram a feirinha, vai ficar uma turma ao dia e outra à noite. Nos fins de semana, a feira vai movimentar mais ainda, estamos fazendo uma parceria com a Prefeitura para termos aquelas barracas padronizadas”, explica Jeania Santos, do Instituto Reviver.
Caminhão Pipa entregue à Semma
Durante a cerimônia, a Prefeitura entregou um caminhão Pipa, com capacidade de 20 mil litros, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O veículo foi comprado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 640.000,00.
“A origem dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, além do repasse que tem sido feito pelo gestor todos os anos, é composto pelas arrecadações da Semma em taxas de licenciamento e autos de infrações e multas”, esclarece o secretário de meio ambiente, Rubens Sampaio, destacando que o caminhão será utilizado no combate às queimadas, distribuição de água para órgãos públicos e abrigos e irrigação de áreas verdes nos logradouros públicos.
Repercussão sobre o novo complexo
“Muito bom para os meninos [netos] brincar, não tinha onde eles brincar. Maravilhoso, de frente para a escolinha, daqui há dois anos eles vão estudar aí também”, comentou Iria Rodrigues, moradora há 10 anos do KM 07, sobre a praça.
“Excelente ideia para as crianças brincarem, é o que estava faltando para o KM 07”, afirma o vigilante Manoel Neves, que mora há 6 anos no bairro.
“É maravilhoso porque a gente tinha de se deslocar para a praça da criança, ficava muito longe, e nos dias de inverno não dava pra ir”, comemora Dolores Marques, moradora do Bairro Araguaia, sobre a academia ao ar livre.
“Eu geralmente faço caminhada lá na 29, e hoje eu vim pra cá pra essa inauguração. Tá maravilhoso”, destaca Rosimar da Silva.
Quanto à nova feirinha, os moradores e feirantes eram só gratidão pelo novo espaço, entre eles, a vendedora de lanches Isabel Cristina Araújo, moradora do bairro há 40 anos no bairro. “Antes a gente trabalhava na rua do meio, depois parou. Então esse espaço é muito bom para as pessoas que querem trabalhar, é bom pra todos. Eu pretendo trabalhar com outros produtos, panelada, caldo”, informou a vendedora.
“Esse espaço significa muita coisa pra mim, estou muito honrada e é muito gratificante ter ganhado esse espaço para eu trabalhar a noite”, disse Maria dos Anjos Neves, que é da turma da noite.
“Estou muito grata, primeiro a Deus, e ao pessoal que está nos colocando neste espaço, ao gestor”, destacou Dinalmir dos Reis, que é do turno do dia.
Essa semana tem mais entrega para a comunidade. Na próxima quinta-feira (14), está prevista a reinauguração da Escola Salomé Carvalho, na Folha 16.
Confira outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento/ Paulo Sérgio Santos / Jordão Nunes