Lazer: Nova Praça São Francisco é entregue com grande participação da comunidade

A Praça São Francisco, um dos principais cartões postais de Marabá foi entregue totalmente reformada para a população na noite de sexta-feira, 31 de janeiro. A festa de reinauguração contou com a presença maciça da comunidade durante uma programação repleta de shows com artistas locais, apresentação de grupos de ginastica e da banda da casa da cultura.

O espaço de lazer conta com novos pontos de iluminação, jardinagem, fonte luminosa, dois parquinhos com acessibilidade, um deles para crianças menores de 6 anos, equipamentos de ginástica, e ainda, onze pontos de acessibilidade com rampas. Além disso, os praticantes de patins e outros equipamentos de rodas tem um espaço próprio para a prática de atividades.

Luciane de Souza levou os filhos para aproveitar o parquinho. Ela lembra que o espaço estava precisando de revitalização e já não era muito atrativo para as crianças porque não tinha os brinquedos públicos. “Ficou maravilhosa! Tirou os botecos e ficou só lazer para as crianças ficou muito bom! Meus filhos viram a praça e eu trouxe eles. Agora todas as vezes que eu puder, eu virei”, disse a dona de casa.

Luciane de Souza levou os filhos para passear

Para o motorista Cloves Filho, a praça ficou bonita e organizada. Ele fez questão de participar da inauguração. “É muito bom, uma praça muito boa, ficou um espaço muito grande e que todo mundo gosta de vir divertir e trazer a família” comentou o motorista.

Motorista Cloves Filho

A jovem Jullies Queiroz também se encantou com a praça. Ela escolheu a parte da fonte luminosa para se sentar e conversar com os amigos. “Agora tá bem melhor. A fonte luminosa foi o que mais gostei, ficou bem bacana eu tinha visto a foto e vim conferir”, enfatizou a estudante.

Estudante Jullies Queiroz

Já a empresária Jamacir Amorim optou pela academia ao ar livre. Ela conta que praticava atividades parcialmente, mas que a academia ao ar livre perto de casa a motivou praticar exercício todos os dias. “Precisávamos de lazer, ficou muito bom. Ficou top! Eu já vim pronta para academia”, comenta a empresária.

Empresária Jamacir Amorim

Animado com a nova praça, o comerciante Epitácio Braga experimentou um dos equipamentos da academia e estava satisfeito com a revitalização do lugar. “Tá lindo, maravilhoso, gostei muito. Gostei de tudo. Foi uma boa obra, no centro da cidade, ficou bonita a cidade, moralizada” ressaltou o comerciante.

O prefeito Tião Miranda observa que a praça teve de ser refeita para voltar a proporcionar o lazer à população. Ele acredita que o lazer é algo essencial para a qualidade de vida das pessoas, em especial para as crianças.

“Ficou bonita, ampla. A gente ver a alegria das crianças, mães, pais. A Praça São Francisco sempre foi uma referência no complexo cidade nova. Foi bem pensada, arquitetada, foram muitas mãos trabalhando nesta praça. Alegria das pessoas é o que estimula a gente”, destacou o gestor municipal.

Assinatura de convênio com a Vale

Convênio entre Vale e Prefeitura

Durante a solenidade de reinauguração, a Prefeitura de Marabá e Vale firmaram um importante convênio no valor de 3 milhões de reais, que será investido na reforma das escolas Irmã Theodora, José Mendonça Virgulino e Pedro Peres. Ao todo serão beneficiados 2.291 alunos do ensino fundamental. O convênio também vai favorecer o museu do Palacete Augusto Dias, na aquisição da mobília e equipamentos. O museu está previsto para inaugurar nos próximos meses.

“São três grandes escolas e ainda o nosso museu. A Vale tá sendo parceira para reformar, climatizar, para evolução da cidade. Tem sido muitos convênios para pavimentação e mais esse convênio que realmente é importante”, afirmou o prefeito Tião Miranda.

José Carlos Souza, gerente executivo de sustentabilidade da Vale, foi quem representou a mineradora no evento. Ele observa que a empresa doou dormentes para a revitalização da praça e comentou sobre a importância do convênio para o município.

“Esperamos contribuir dessa forma com a cultura e história de Marabá com um recurso importante para equipar o museu. Assim esperamos contribuir com a sociedade de Marabá”, ressaltou o gerente.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio e Jordão Nunes

Acessibilidade