Sevop: Moradores dos bairros Liberdade e Conjunto Itacaiúnas comemoram obras de infraestrutura
O programa de pavimentação de ruas em concreto armado é realidade para os moradores do bairro Liberdade e Conjunto Itacaiúnas, no núcleo da Cidade Nova. Outros bairros também já estão recebendo, neste segundo semestre, as máquinas para preparação do terreno para receber o pavimento.
Os serviços acontecem nesta semana, na rua Rio do Ouro, na divisa dos bairros Conjunto Itacaiúnas e Liberdade, no trecho entre a Avenida Boa Esperança, onde já está sendo realizado o serviço da pavimentação em concreto armado, até a Avenida Antônio Vilhena.
O trecho entre a Avenida Antônio Vilhena segue até ao final da Rua Rio do Ouro, passando pelas avenidas Brasil e Adelina, acontecem os serviços de drenagem e terraplanagem, seguindo para a compactação do solo, etapa que antecede os serviços de preparação das armações em ferro para receber o concreto.
“O uso do concreto armado em vias urbanas apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge, em média, 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trecho em obra”, destacou o engenheiro Fábio Moreira, Secretário de Viação e Obras Públicas.
O projeto pretende atender outras vias nos bairros da Liberdade e Laranjeiras, além do Bom Planalto. Outras frentes de pavimentação acontecem em outros bairros como a Marabá Pioneira, na rua 7 de Junho e São Pedro e também no núcleo de São Félix. Os serviços fazem parte de um convênio entre Prefeitura de Marabá e Mineradora Vale.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra e Sérgio Barros (drone)