SSAM/SEVOP: Equipes trabalham na limpeza de bueiros em toda a cidade
As equipes de limpeza pública da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Departamento do Código de Postura de Marabá e Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) intensificam o serviço de limpeza de esgotos e bueiros em toda cidade.
Nesta quinta-feira (9), quatro frentes de trabalho estavam em atividades nos quatro núcleos da cidade. Uma equipe do Código de Postura, no bairro Jardim Vitória, nas proximidades da Avenida Goiás, com uso de uma retroescavadeira. Uma equipe da Sevop, na Marabá Pioneira, e duas equipes do SSAM, sendo uma na Folha 33 e outra no São Félix I.
Na Marabá Pioneira, a equipe da Sevop fez a retirada de entulhos de um bueiro da Travessa Mestre Olívio com Rua Marabá, às proximidades da Orla. De acordo com Ivan Simões, chefe da equipe, durante todo o dia de quarta-feira, foram retirados dos bueiros mais de uma tonelada de lixo.
“Nosso trabalho não para e estamos com nossas equipes por toda cidade. Nesta quarta-feira, infelizmente ainda retiramos muita sujeira dos esgotos, são garrafas, sacolas plásticas, roupas velhas, tudo jogado nos bueiros e esgotos, retiramos algo em torno de uma tonelada de lixo”, relatou Ivan Simões.
Os serviços na quarta-feira (8), quando aconteceu uma chuva de mais de 5 horas, foram realizados nos bairros da Liberdade e Laranjeiras, Nova Marabá (Galeria da Grota), onde corta praticamente todo o bairro, e devido aos serviços de limpeza e urbanização realizados durante o ano, os impactos foram bem menores.
De acordo com o SSAM, mais de 100 servidores e máquinas estão atuando na limpeza, retirada de entulhos nos esgotos e galerias para evitar novos alagamentos, porém os órgãos lembram que é preciso a ajuda da população para prevenir novos problemas com alagamentos.
“Sem ajuda da população, nosso trabalho se torna mais difícil. Estamos com mais de cem homens trabalhando especificamente na limpeza de bueiros e grotas além das máquinas. É preciso que a população acomode seu lixo em local adequado e veja o horário da passagem do caminhão coletor”, informou Odilon Cerqueira, chefe da limpeza do SSAM.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso