SSAM: Equipes intensificam limpeza e desmontagem da estrutura do Festejo Junino
Após a finalização do 35º Festejo Junino e milhares de pessoas passarem pela arena Z30 e praça de alimentação, o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) intensificou a limpeza no local. No domingo (03), às 7 da manhã, 10 agentes já trabalhavam na retirada de todo o lixo descartado durante o evento.
Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Urbana do SSAM, explica que quatro agentes e uma fiscal, todas as noites, atuavam na limpeza do evento. Além disso, foram distribuídos 15 tambores para descarte do lixo e um container de reserva para agilizar o trabalho dos agentes de conservação.
“(No domingo) Nós retiramos do local 10 m³ e dois containers cheios de 5 m³ cada. Sem contar o que retiramos no dia hoje (segunda) também, a quantidade de lixo era muito grande”, ressalta.
Lindenberg Acácio, decorador do Festejo há 13 anos, conta que, ainda no domingo, começaram o processo de desmontagem de toda a estrutura. “Após dois anos de pandemia, voltar é muito bom. Esse ano, tivemos uma estrutura maior, ampliamos o número de arquibancadas para 8 mil pessoas, e o nosso trabalho também foi ampliado. Mas tudo deu certo no final, ficamos muito felizes”, confessa.
Geciane Macedo, que é brincante na junina Arrastão do Amor e mora em frente à arena Z30, revela que, ao acordar e ver que tudo estava sendo desmontado, sentiu uma tristeza muito grande. “Estava uma alegria, gente para todo o lado, e eu fiquei muito feliz, de após dois anos, a festa ter retornado. A limpeza foi bem intensa durante o evento, acordava e os agentes já estavam trabalhando e limpando tudo, o trabalho muitas vezes é maior, porque as pessoas não jogam o lixo no local certo. Mas hoje (segunda-feira) já estão arrumando tudo para as crianças brincarem”, explicou.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), cerca de 3500 brincantes passaram pela arena nos dias 24 de junho a 02 de julho. Além disso, a projeção da secretaria é que mais de 100 mil pessoas estiveram nos nove dias de Festejo Junino.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio