LIMPEZA DESOBSTRUI O CANAL DA “GALINHA MORTA”
As equipes da Sevop e Semsur atenderam às reivindicações de moradores das margens do canal conhecido como “Galinha Morta”, entre as Folhas 12 e 16, na Nova Marabá, e realizaram uma limpeza geral. Boa parte do canal foi desobstruído e, desta forma, as secretarias esperam minimizar eventuais transtornos aos moradores dessa área.
São pelo menos duzentas famílias que vivem precariamente no local, sendo que muitas palafitas foram erguidas ao longo do canal e algumas delas obstruem a passagem do esgoto e das águas pluviais. Para aumentar ainda mais a preocupação dos moradores, um terreno localizado na Folha 16 foi aterrado e impediu o fluxo da água. Por conta deste aterro, tanto as palafitas localizadas atrás deste terreno, quando àquelas a montante, foram alagadas.
A limpeza geral do canal amplia a vazão da água pluvial e afasta a possibilidade de alagamentos. Vale ressaltar, porém, que os moradores devem contribuir com a limpeza não despejando lixo doméstico ao longo do canal. Duas máquinas se revezam no serviço, sendo uma escavadeira e uma retroescavadeira, além de uma caçamba. O trabalho de limpeza deve se estender pelos próximos dois dias. Outra parte do canal, por ser bastante movediça, deve ser limpo manualmente.