SSAM: Limpeza de grota é realizada na Folha 25
Devido ao período de inverno amazônico, onde há aumento das chuvas na região, o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) intensifica limpeza de grotas e bueiros. Na terça-feira (14), a equipe, composta por 10 trabalhadores, esteve na rua 28 de Janeiro, na Folha 25.
“Estamos fazendo uma limpeza de vala de chão. Estamos com dois dias aqui para esvaziar a água de cima e de baixo e desentupir as boeiras para a água passar. Encontramos muito pau, sujeira, lixo, que as pessoas jogam na beira da grota e a água traz de novo para dentro da grota, aí represa a água. Tiramos também o mato que nasce dentro da água, aí temos que roçar, tirar o capim para a água descer”, encarregado do serviço, Nicolau Amoury.
Depois que o lixo é retirado, uma máquina passa coletando todo o lixo e entulho retirados.
“A limpeza em si é muito boa, mas quando a Cosanpa passou, ela quebrou as boeiras e quando foram jogar o aterro, aterrou uma das bocas da boeira e a água passou por cima. Por isso, essa limpeza é boa porque vai tirar os matos e abrir as boeiras”, destacou a moradora do bairro há 11 anos, a comerciante Eva Maria Ribeiro.
O SSAM pede que a população também faça a sua parte, não jogando lixo na rua, próximo a grotas e bueiros, se atentando para o horário da coleta.
“Não joguem lixo na beira da grota, porque ainda estamos no inverno. Ainda tem março e abril de inverno e pedimos aos moradores ter mais um pouco de compreensão e não jogar bagulho na vala, porque se ela entope, a água passa por cima, leva tudo, represa a água e vai começar a alagar as casas”, reforça.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sávio Calvo