SSAM: Semana começa com limpeza de grotas e bueiros no bairro Bela Vista e Folhas 13 e 14
Nos últimos dias, Marabá registrou aumento no volume de chuvas, o que está elevando o nível de água dos canais que cortam a cidade, como as Grotas Galeria e do Aeroporto, no entanto, o trabalho de manutenção constante nos canais tem evitado transbordamentos e alagamentos.
O trabalho de limpeza de bueiros está ocorrendo de forma intensiva e as equipes do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) estão distribuídas em vários pontos. Na manhã desta segunda-feira (5), um grupo fazia a limpeza de bueiros do bairro Bela Vista, enquanto outro trabalhava na Nova Marabá, entre as Folhas 13 e 14.
Além do trabalho manual de roço e retirada de lixo nos bueiros, o SSAM mantém máquinas para a retirada de entulho e acúmulo de vegetação às margens dos canais em bairros, como o Residencial Tiradentes e Nossa Senhora Aparecida. No canal que corta o bairro Nossa Senhora, uma retroescavadeira é usada para a retirada do material com maior volume, conforme explica Odilon Cerqueira, Coordenador da Limpeza Pública Urbana.
“Esse trabalho é realizado durante todo o ano, mas nesse período de chuva a vegetação cresce muito rápido, sem falar no processo de assoreamento que ocorre e muita lama entra nos canais que devem ser constantemente limpos. Nos bueiros, o trabalho é mais intenso porque se não limpar com mais frequência pode represar a água da chuva e vir acontecer alagamentos”, comentou.
Na Grota Criminosa, o trabalho de infraestrutura realizado pela Secretaria de Viação e Obras Públicas apresenta resultado positivo, sem registro de alagamento. A próxima etapa da obra no local será realizada no trecho entre a Folha 20 até a Rodovia BR 222.
Cada equipe de limpeza de bueiros e canais é composta por cerca de 15 pessoas, totalizando, em média, 50 trabalhadores. Além do trabalho das máquinas pesadas, como as retroescavadeiras e caçambas, que fazem o transporte de entulhos. Todos os dias, as equipes são direcionadas para os bairros.
Odilon Cerqueira também pede a população colabore com a limpeza pública. “Pedimos também a parceria da população em nos ajudar em manter nossa cidade limpa, não jogando lixo nos bueiros e nos canais, pois os prejudicados podem ser os próprios moradores”, alertou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio / Sara Lopes