Limpeza Pública: Retirada de entulhos de grotas e bueiros acontece em vários bairros

(5 de março de 2021)

As máquinas do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) continuam no trabalho de limpeza de bueiros e grotas por toda cidade. São dezenas de pontos que recebem os serviços, principalmente em áreas onde houve registro de alagamento devido às chuvas na última semana.

Na manhã desta sexta-feira (5), as equipes do SSAM estavam distribuídas em três núcleos. Na Cidade Nova, no bairro São Miguel da Conquista, foi realizada a limpeza na rua Belém, lá além de capina foi feita a retirada do entulho próximo às manilhas para facilitar a passagem da água pluvial.

No bairro Bom Planalto, as equipes do Código de Postura também participaram de uma ação de abertura de galeria na rua Planalto. No local, uma retroescavadeira foi utilizada para abrir um canal, com objetivo de evitar alagamentos em outras ruas como a Avenida Antônio Vilhena, no bairro da Liberdade.

“É um trabalho realizado com muito cuidado para não atingir a estrutura das residências, já que muitas construções foram feitas sobre a galeria. Essas construções impedem o curso natural da água da chuva, ela represa e a consequências são os alagamentos”, explicou Túlio Rosemiro, coordenador do código de postura do município.

Ainda na rua Planalto, foi preciso a máquina fazer uma abertura na via para a retirada das antigas manilhas e aumentar a largura da galeria, assim obtendo melhor vazão da água. O serviço foi finalizado durante a madrugada de quinta para sexta-feira.

No bairro de São Félix também está acontecendo a limpeza de grotas e bueiros com uso de uma retroescavadeira. De acordo com Odilon Cerqueira, do SSAM, os serviços são intensificados neste período de chuvas na região.

“São ininterruptas essas ações, temos que aproveitar esses dias sem chuva para cobrir o maior número de pontos onde houve registro de alagamentos para que não volte a ocorrer. Mas para termos um melhor resultado dessas ações é preciso a parceria da população em não se desfazer de seu entulho nas galerias, aguardar a passagem dos caminhões coletores”, alertou Odilon Cerqueira.

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros / Divulgação Postura