Limpeza pública: SSAM intensifica limpeza de grotas e bueiros para evitar alagamentos

(18 de fevereiro de 2021)

A população tem papel fundamental na conscientização da limpeza para não jogar lixo nas vias públicas evitando o entupimento de bueiros, o que causa alagamentos. Na Avenida Manaus, local que recebeu amplo serviço de drenagem a fim de solucionar os problemas com alagamentos, foi registrada grande quantidade de lixo nos bueiros.

Logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18), as máquinas do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) iniciaram os serviços de limpeza, retirada de entulhos, de grotas e bueiros em diversos pontos da cidade com objetivo de evitar alagamentos nessas áreas.

Na Folha 33, na Nova Marabá, uma pá carregadeira retirou manilhas, colocadas por um morador, que resultou em alagamento da área. O morador havia sido alertado sobre as consequências do uso de manilhas inadequadas. Uma galeria foi aberta no local para facilitar a passagem da água.

Na Avenida Antônio Vilhena, houve um trecho de alagamento no cruzamento com a Travessa Goiás. A área é próxima a uma galeria que transbordou e alagou a Avenida. De acordo com Odilon Cerqueira, do SSAM, muitas residências foram construídas sobre a galeria e se torna difícil um trabalho de abertura da cava para evitar os alagamentos.

“Realizamos limpezas semanais em todas as galerias, principalmente neste período, no entanto, muitas construções foram erguidas sem orientações técnicas e sobre as galerias e quando vem a chuva é impossível evitar os alagamentos”, enfatizou Odilon Cerqueira.

Avenida Manaus com Rua Curitiba

Somando a esse problema ainda é identificado o descarte de lixo em locais inadequados. Na Avenida Manaus com a rua Curitiba, onde aconteceu um dos maiores serviços de drenagem no município, na manhã desta quinta-feira, foi visível o lixo acumulado sobre a tampa da galeria. Apesar do lixo, não houve registro de alagamento no local, onde historicamente acontecia.

“A água rapidinho desceu apesar do lixo, e a população deveria colaborar com a limpeza e não descartar o lixo em qualquer ponto, pois os garis recolhem todos os dias, mas há pessoas sem consciência”, disse o comerciante Pedro Ribeiro, morador da travessa Curitiba.

Comerciante Pedro Ribeiro comenta sobre a falta de conscientização da população ao jogar lixo nas ruas

Em outros pontos, onde houve registro de alagamentos, as equipes do SSAM agiram rapidamente para evitar maiores transtornos para os moradores, como a folha 20, folha 33, folha 15 e bairro São Miguel da Conquista. As demais equipes estão distribuídas em vários bairros da cidade.

O SSAM, pede a população que em casos de alagamentos de ruas, entupimento de bueiros e grotas ligar para os números (94) 99263-1919 / 98159-5050 que será enviada uma equipe até ao local para a realização da limpeza e recuperação.

Banner alagamento

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio