SSAM: Limpeza urbana oferece mais qualidade de vida em Marabá
Marabá tem aproximadamente 270 mil habitantes, cinco grandes núcleos urbanos e dezenas de bairros, que necessitam de um trabalho de manutenção intensivo para dar a resposta necessária aos cidadãos, em relação a limpeza pública urbana diária.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Marabá, através do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), implementa um grande trabalho sistemático de limpeza urbana, que inclui capina, varrição, limpeza de bueiros, canais e coleta de lixo doméstico.
Em relação à coleta de lixo doméstico, o município mantém 15 caminhões coletores que atendem todos os bairros, desde o centro aos bairros periféricos. Outras 10 caçambas são utilizadas na retirada de entulhos em canais e grotas. No que se refere aos serviços de manutenção de praças, limpezas de vias e capina são aproximadamente 600 trabalhadores.
Uma cidade limpa atrai mais turistas, como é o caso do casal de aposentados José Gonçalves e da Senhora Zita Francisca de Oliveira de Sousa, que estão em Marabá a passeio e moram na cidade de Trindade, em Pernambuco. Os dois passeavam pela praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira e ficaram felizes em ver a conservação do local.
“É muito agradável a cidade. Todos os anos sempre estamos aqui e percebi que em vários pontos sempre há alguém trabalhando, arrumando o lugar, isso é muito importante”, disse José Gonçalves.
A manutenção da cidade também atrai mais consumidores para o centro comercial, como é o caso da Avenida Antônio Maia. Além do caminhão coletor que passa todas as noites, entre as 19 e 22 horas, o trabalho dos agentes de conservação se estende durante todo o dia.
O comerciante Manoel da Silva Lopes, o popular Seu Lopes, afirma que nos últimos anos, a manutenção tem sido intensiva no principal centro comercial da cidade, na Marabá Pioneira.
Marabá mais bonita
“A cidade não está mais ou menos limpa, ela está 100% limpa e só temos que agradecer, pois a cidade está bonita, mais conservada, com mais cuidado e temos que sempre mantê-la assim, bem bonita”, afirma Manoel da Silva Lopes.
De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021, publicado pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o brasileiro produz em média, 1,261 kg de resíduos diariamente. No caso de Marabá, com uma população de 270 mil habitantes, são coletados pelo serviço público, em média, 300 mil kg de lixo diariamente.
Para Múcio Andalécio, Presidente do SSAM, a limpeza pública, além de manter a cidade muito mais agradável e limpa, também é uma questão de saúde pública, pois o acúmulo de lixo em vias públicas atrai insetos que podem proliferar doenças.
“A limpeza pública é importante em todos os sentidos, pois uma cidade limpa representa mais qualidade de vida e o principal é questão de saúde pública, pois não tem proliferação de animais e pragas. É importante que a população ajude, colocando o lixo na porta no horário certo para o caminhão buscar e que não jogue lixo em valas ou terreno baldio e assim nos ajudar a manter a nossa cidade sempre limpa”, disse.
O comerciante José Mendes, da Marabá Pioneira, também não poupou elogios ao serviço de limpeza pública, “A cidade melhorou muito e a cidade está excelente e que continue assim”, declarou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: