CONDIM: Conselho promove lançamento de livro de poesias sobre a mulher
O livro é fruto do propósito de conscientizar a mulher sobre a importância de denunciar a violência doméstica, de ela sair da situação de vulnerabilidade, da dependência afetiva que ela tem do parceiro, da dependência, às vezes, econômica. Então, o livro retrata várias situações que a mulher enfrenta, ressalta o promotor Franklin Lobato Prado.
Na noite desta quinta-feira, 16, ocorreu o lançamento do livro “100 páginas de poesia” do promotor de justiça Franklin Lobato Prado, da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento aconteceu em uma casa de eventos na Folha 27, núcleo Nova Marabá e contou com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá (Condim).
A obra é direcionada às mulheres e tem como fio norteador abordar, por meio da poesia, temas sensíveis como a violência doméstica contra a mulher, que precisa ser desnaturalizada e combatida. Além disso, também contempla assuntos como amizade, meio ambiente e recomeço em uma vida nova, após a violência doméstica.
O processo de produção do livro durou cerca de dois anos e é fruto do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público na promotoria. Após fazer cartilhas de orientação para a mulher surgiu a ideia da publicação.
“Tivemos a ideia de fazer um livro de poesias que falasse sobre a mulher em diversos aspectos, denunciando os problemas da violência doméstica. O livro é fruto do propósito de conscientizar a mulher sobre a importância de denunciar a violência doméstica, de ela sair da situação de vulnerabilidade, da dependência afetiva que ela tem do parceiro, da dependência, às vezes, econômica. Então, o livro retrata várias situações que a mulher enfrenta”, ressalta o promotor Franklin Lobato Prado.
Segundo o promotor, há no Pará 45 mil processos de violência doméstica que, segundo ele, não representam os reais dados. Para ele, o trabalho do Ministério Público não pode ser apenas processando e pedindo medida protetiva.
“Penso que o trabalho deve ser preventivo. Nós fazemos programas de rádio, tv, vamos às escolas, damos palestras para as crianças mostrando, desde cedo, sobre o respeito à mulher e, com isso, a gente espera que cada vez a mulher denuncie e a gente possa combater a violência doméstica”, reitera o escritor.
O livro já foi lançado em outras regiões do estado e ganhará versões em espanhol e inglês, para o lançamento internacional.
A presidente do Condim, Priscila Veloso, destaca a importância da obra para que as mulheres se encontrem e que tenham seus corações tocados, além de buscar fortalecer as políticas públicas e encorajar as mulheres a denunciarem a violência, como também acreditarem nas oportunidades.
“É um livro totalmente voltado para as mulheres e que fala sobre empreendedoras, trabalhadoras, mães, domésticas e das mulheres na política. Nos sentimos honradas, enquanto Condim, em estar acolhendo e lançando este livro em Marabá”.
A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), Nadjalúcia Oliveira, representando a gestão municipal, pontua sobre a necessidade do apoio às iniciativas com temas tão relevantes quanto as abordadas no livro.
“O promotor Franklin Lobato se mostra muito sensível a essa questão e se faz presente em nosso município e contribuído com reflexões sobre a violência contra a mulher na nossa cidade. Então, nada mais justo de nós aliarmos esse momento de confraternização, de final de ano, com o lançamento de poesias referentes à mulher e a essa causa”, observa.
Para Evilângela Lima, escritora e coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, é preciso prestigiar quando há vozes sensíveis ecoando questões da mulher.
“Nós precisamos de vozes que falam das questões da mulher e não somente a própria mulher falando, mas outras vozes também falando e reforçando a necessidade de a mulher ser vista, ser ouvida, ser acolhida. Que as políticas públicas possam chegar às mulheres que precisam desse tipo de mudança na sociedade”, pontua a escritora.
Na ocasião, o promotor recebeu o título de Embaixador Literário do estado do Pará, da presidente da Embaixada Cultural Literária no Brasil, a escritora Ana Delicy.
“Nós temos um representante em cada estado e o doutor Franklin Lobato foi escolhido pela relevância dos temas dos seus livros. Hoje é o lançamento do quarto livro dele, que tem como tema a defesa dos direitos da mulher e chamou a atenção”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Jordão Nunes