SMS: Portadores de Lúpus recebem 1ª remessa de carteirinhas para acesso prioritário
Na sexta, 29, no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá (CMM), foi realizado um evento para entrega das primeiras carteirinhas de prioridades a pessoas com Lúpus. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Doenças Crônicas, além da equipe que representa as pessoas portadoras de Lúpus e Fibromialgia da CMM. Na cerimônia, 22 portadores de Lúpus receberam o documento.
O projeto tem como base a Lei Municipal nº 18.114, de 11 maio de 2022, a qual institui, no município de Marabá, o Dia Municipal do Lúpus Eritematoso Sistêmico, comemorado em 10 de maio. Com a carteirinha em mãos, os portadores de Lúpus passam a fazer parte dos grupos preferenciais em vagas de estacionamento, filas e outros serviços que configurem atendimento prioritário, por exemplo.
“É muito gratificante, enquanto coordenadora de doenças crônicas, promover a execução de uma Lei assim. Todos perceberam o quanto as pessoas ficaram felizes ao receber essa carteirinha, não só pelo direito que elas terão de receber os atendimentos prioritários, mas de serem representados no município”, expressa a coordenadora de doenças crônicas da SMS, Lília Moura.
Ainda segundo ela, Marabá possui mais de 300 pacientes com diagnóstico de Lúpus e Fibromialgia. Ela afirma que para solicitar a carteirinha, é necessário que o portador leve a documentação necessária ao Departamento de Doenças Crônicas, na SMS, o quais são: Cópia do laudo do Reumatologista ou Neurologista; Cópia do RG e CPF; 1 foto ¾; comprovante de endereço.
O evento contou com a presença da presidente do Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos do Sul e Sudeste do Pará (GARPA), Lorena Ferraz, além da presidente da Associação do Sul e Sudeste Paraense de Fibromialgia (ASSPAFIBRO), Karoline Trambley. Estiveram presentes ainda, a vereadora Cristina Mutran e o assessor parlamentar Paulo Bosco Jadão.
“Queremos, com esse trabalho, facilitar a vida de vocês. O que nós assumimos junto com o grupo da fibromialgia e o do lúpus, é para dar aquele apoio como parlamentar, ver o que está a nosso alcance, para trazer um pouco mais de conforto”, elucida a vereadora.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Divulgação SMS