MAB 105 ANOS: BOI-BUMBÁ, BALÉ, JAZZ E QUADRILHA ANIMAM SEGUNDA NOITE DE FESTA
Logo após a Prefeitura de Marabá, inaugurar a Escola Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União, no início da noite de segunda-feira (2), as comemorações não pararam na Praça São Félix de Valois, Marabá Pioneira, em alusão aos 105 anos de emancipação do município. A festa organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) prosseguiu com a festividade eclética, pela segunda noite, dentro de uma vasta programação.
O Boi-bumbá “Estrela Dalva” ganhou corpo abrindo a noite, resgatando o folclore em cores e alegria, por meio dos seus 110 integrantes, depois as apresentações no palco ficaram por conta do Stúdio de dança “Flávio Fernandes”, exibindo atrações que foram do balé clássico, com os bailarinos, Mariana Martins, Wanderson Rodrigues e Nycolle Keyte, ao estilo musical Jazz, além de coreografias diversas em grupo. Por fim, a quadrilha “Amor Perfeito”, distribuindo simpatia e passos sincronizados, fechou a programação da segunda noite de comemorações ao aniversário de Marabá.
Pela Secult, Melquíades Justiniano, coordenador do Cine Marrocos e da programação do aniversário de Marabá, disse estar honrado por desenvolver o trabalho que festeja a data. “A festividade é da cidade da castanha, do ouro, do povo forte, de todos, onde agregam valores culturais incalculáveis”, explicitou Melquíades. Ele avaliou a apresentação do Boi-bumbá Estrela-Dalva como uma das mais “lindas” até então.
Ele destacou que a homenagem de aniversário vai para o povo marabaense, que é seu maior patrimônio. “Pela história belíssima que Marabá tem merece ser lembrada por todos nós, dentro do seu contexto histórico, político e de destaque como município paraense. Vamos continuar amando a cidade por mais 105 anos de existência”, complementou Melquíades.
Representando o poder Legislativo, o vereador cabo Rodrigo Lima, classificou a programação como uma “maravilha”. “Só têm elogios [a programação], o povo está prestigiando, principalmente da Marabá Pioneira, estão desde ontem assistindo as belas apresentações. O local está seguro, percebemos a presença da Guarda Municipal e agentes de Segurança Patrimonial, fazendo segurança, além de uma boa estrutura”, destacou o vereador que, parabenizou o secretário José Scherer, juntamente com Melquíades Justiniano pela programação, lembrando que, há de se valorizar a cultura tradicional de Marabá.
Assistindo ao evento, o estudante de Direito João Júnior, felicitou a cidade pelo transcurso do aniversário. “A programação está excelente, eclética, vai ter até show nacional [Naiara Azevedo], estou gostando muito. Marabá é isso, essa festa veio para amenizar o sofrimento daqueles que estão nas enchentes”, relembrou.
PROGRAMAÇÃO
Nesta terça-feira (3) de abril, a partir das 17 horas haverá abertura dos jogos estudantis, no Ginásio da Folha 16, logo mais à noite, a partir das 19 horas, Boi-bumbá “Flor do Campo”, Cia de Dança Yaguara, e quadrilha “Gigante do Norte”, na Praça São Félix de Valois. Na quarta-feira (4), a apresentação fica por conta do Dj Miguel Ângelo, Dedê Alves, em seguida queima de fogos e a atração nacional tão esperada Naiara Azevedo, à meia-noite.
Na manhã de quinta-feira (5), o Bairro Francisco Coelho, onde nasceu o município, ganhará queima de fogos, logo nas primeiras horas do dia, às 6 horas. A Banda Municipal se apresentará às 6h30, e por fim bolo com café da manhã aos convidados. As comemorações, inaugurações entre outros, seguem até o dia 6 de maio, nos quatro cantos da cidade. (Emilly Coelho/ Ascom)