MAB 105 ANOS: FLOR DO CAMPO, COMPANHIA YAGUARA, GIGANTE DO NORTE E ESPLENDOR JUNINO BRILHARAM NA TERCEIRA NOITE DE FESTA
Continuam as comemorações em alusão ao aniversário de 105 anos de Marabá, promovidos pela Prefeitura Municipal, por meio Secretaria Municipal de Cultura. Na noite de ontem (3), a programação valorizou, mais ou vez, artistas locais. Mesmo em plena terça-feira, o público, a maioria família com crianças, prestigiou as atrações que finalizaram às 22 horas. Novamente, a tradição folclórica abriu o evento às 20h30, com o Boi-bumbá “Flor do Campo”, seguindo pela Companhia de Dança Yaguara, com 21 anos de carreira, o grupo de dança foi ao palco com 15 bailarinos marabaenses, depois foi a vez das quadrilhas juninas “Gigante do Norte”, e “Esplendor Junino”.
O Boi-bumbá “Flor do Campo”, já tem quase 30 anos de existência, a apresentação com mais de 80 integrantes vestidos principalmente com fantasias lembrando trajes de índio, com a cor vermelha, embalaram canções próprias do grupo folclórico. Segundo o coordenador do grupo, José Rodrigues, a intenção é resgatar e incentivar a cultura local, não a deixando morrer.
Já na estrada há 21 anos, a Companhia de Dança Yaguara, apresentou parte do espetáculo Burlesque, inspirado no musical norte-americano de mesmo nome, em seguida, o mesmo grupo exibiu a dança do ventre, funk, o siriá, tradicional dança folclórica, com o popular carimbó. A noite também foi das quadrilhas juninas, a primeira quadrilha a se apresentar foi a “Gigante do Norte”, finalizando com a “Esplendor junino”, que levou cores e irreverência em sua apresentação, desenvolvendo corporeidade e cidadania, por meio da cultura.
Prestigiando o evento, o professor Ellan Hudson, de 28 anos, falou que está acompanhando a programação cultural, desde o primeiro dia das festividades dos 105 anos de Marabá. “Muitos grupos folclóricos têm se apresentado na praça. É um grande motivo para população comemorar, pois está recuperando a credibilidade, e infraestrutura da cidade. Percebemos um avanço na cidade, está um grande canteiro de obras, quando passamos percebemos. E ainda se tornando um polo em educação, com instalação de grandes universidades. Está de parabéns”, explicitou o professor.
A animação continua hoje, quarta-feira (4), com show nacional de Naiara Azevedo, antes, quem sobe ao palco no esquenta é Dedê Alves. O leitor acompanha a programação no link abaixo.