Mab 110: Cipiar é entregue à comunidade marabaense no aniversário da cidade
Centro Integrado da Pessoa Idosa é um abrigo de longa permanência que acolhe 17 idosos atualmente,
mas sua capacidade para atendimento pode se estender a 22 pessoas
A decoração deu um toque especial ao Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar), entregue pela Prefeitura de Marabá, na manhã desta quarta-feira, 5, como parte da programação dos 110 anos do município. O espaço estava pronto e funcionando há cerca de um ano, aguardando apenas alguns detalhes para oficializar a entrega. O abrigo de longa permanência, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), atualmente acolhe 17 idosos, mas tem capacidade para atender 22.
Na parede do Centro, a pintura de uma árvore seca chama a atenção dos visitantes. Nela algumas folhas brotam e os frutos são as fotos dos idosos acolhidos no espaço, simbolizando o recomeço de um novo tempo para cada morador que habita o Lar.
Luís da Silva, 70 anos, é um dos recém chegados ao Cipiar. Acolhido em fevereiro deste ano, veio da Vila Cupu. No espaço encontrou o que precisa para recuperar a saúde e viver com qualidade de vida.
“Aqui não é ruim não. Tô morando aqui, as pessoas cuidam de mim. Como bem. O lugar tá bom”, disse emocionado.
Lúcia de Sousa, 91 anos, também é nova no lar. Chegou há 4 meses, mas já tem carinho pelo lugar, pois se sente segura e acolhida.
“Tô bem aqui, não falta nada. Todas as meninas cuidam de mim, passa perfume, dar banho, comida não me falta, tô feliz”, afirma a idosa.
A coordenadora Adriana Silveira ressalta o sentimento de felicidade com a inauguração.
“Hoje é um dia muito especial para esse lar, para a casa dos idosos, e estamos só alegria por vivenciar esse momento grandioso na história de Marabá. Isso é algo magnífico principalmente para os idosos que dependem desse serviço “, pontua a coordenadora.
O prefeito Tião Miranda disse que a estrutura do Cipiar foi pensada para atender os idosos com respeito e dignidade, e ainda reforça o cuidado da gestão com a turma da terceira idade.
“ Um dia nós vamos chegar nessa idade! Aqui geralmente estão pessoas que não têm família, não têm quem cuide e aqui são muito bem cuidados. Os quartos todos climatizados, os servidores têm amor pelo que fazem. É importante dar esse cuidado e é uma inauguração diferente [referindo a outros equipamentos públicos que costuma inaugurar]. Estamos cuidando daqueles que um dia fizeram história” destaca o prefeito.
O vice-prefeito Luciano Dias observa a diversidade das obras entregues nos dois dias de festa pela ocasião do aniversário de Marabá, pois contempla a população em todas as faixas etárias da vida.
“A gente fica muito orgulhoso de propiciar melhoria da qualidade de vida para as pessoas. Temos feito isso desde a primeira infância quando se inaugura uma creche, uma escola, como as duas entregues no aniversário da cidade. Quando a gente faz entretenimento para jovens e adultos, como fizemos no aniversário da cidade com shows belíssimos reunindo mais de 50 mil pessoas, na Nova Marabá, sem nenhum incidente. E hoje contemplamos a terceira idade, isso é muito importante”, ressalta.
Nadjalucia Oliveira, secretária da Seaspac, lembra que o Cipiar é uma conquista da sociedade que há tempos ansiava por um abrigo municipal para a terceira idade.
“ Nós só tínhamos o Lar São Vicente, mas o Tião se sensibilizou com a causa e implantou o serviço. E o espaço foi reformado e adaptado para atender os idosos. É um lugar de primeiro mundo, de alta qualidade, que até as famílias com condições financeiras nos procuram para abrigar seus idosos, mas aqui realmente é para quem não tem família ou famílias extremamente vulneráveis”, esclarece.
O Cipiar conta com 07 quartos, espaço pedagógico, sala de vídeo, academia ao ar livre, enfermaria, refeitório, cozinha, quarto de descanso dos servidores e sala para os técnicos e coordenação. A equipe é composta por 59 servidores entre cuidadores, profissionais de enfermagem, medicina, pedagogia, educação física e outros profissionais das áreas administrativa, de cozinha e portaria.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sávio Calvo e Sara Lopes
Drone: Wilielton Cardoso