Mab 110: No aniversário de Marabá, as Escolas Martinho Motta e Arco Íris serão entregues revitalizadas e ampliadas
Além das escolas, será reinaugurado o novo Cipiar (Centro Integrado da Pessoa Idosa), no dia 05, às 11 horas.
A programação de aniversário dos 110 anos de Marabá contará com inaugurações importantes para a rede municipal de ensino do município. No dia 4 de abril, véspera do aniversário, acontecerá a entrega das escolas Martinho Motta, na Folha 27, e Arco íris, no núcleo Morada Nova, totalmente revitalizadas e ampliadas.
A Escola Martinho Motta já está nos últimos detalhes para a entrega. As 09 salas de aula e a quadra de esportes receberam nova pintura, foram adicionados pisos táteis para garantir acessibilidade e as centrais de ar e luminárias foram trocadas.
A escola conta com sala de recursos, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores e demais espaços. A novidade é que a escola ganhou um novo prédio para os setores administrativo e pedagógico. O antigo prédio será o arquivo da escola, que já tem 46 anos de história. Ambientes como a biblioteca receberão novo mobiliário.
A diretora Cristina Arcanjo está à frente da escola há cinco anos. Ela conta que o processo de revitalização atendeu às demandas da comunidade escolar, algo que influencia no processo de ensino-aprendizagem.
“A gente pode dizer que houve uma transformação geral na estética do prédio. Hoje, a gente vê um prédio totalmente revitalizado, com estruturas bem aconchegantes. Temos um jardim maravilhoso. A quadra de esportes está muito bonita. Casar o espaço da escola com o pedagógico é extremamente importante. Para o professor fica mais favorável o desenvolvimento do ensino e para o estudante muito mais favorável o processo de aprendizagem. Se sentem bem mais acolhidos, com mais possibilidade de diversificar o estudo”, pontua a diretora.
A escola atende alunos do 6º ao 9º ano, além ensino personalizado e Educação de Jovens e Adultos, somando mais de 500 estudantes. Um deles é o Luiz Felipe Santos que tem 11 anos e está no 6º ano.
“É uma escola muito boa. Para mim que estou aqui no primeiro ano. É uma escola ótima. Tem horas que penso que é até melhor que a particular porque é muito interessante. É uma merenda balanceada, muito boa. E as cozinheiras cozinham muito bem”, declara.
Quem também rende elogios a escola e a aluna Isabela Ferreira, também de 11 anos e que está no 6º ano. “O pátio está mais bonito e dá muito mais beleza para a escola. A reforma está muito boa. A escola está mais bonita”, concorda a estudante.
A professora de Educação Física, Erika Souza, que trabalha há 15 anos na escola, aguarda ansiosa a entrega. A quadra poliesportiva da escola está nos últimos ajustes, faltando apenas a pintura de demarcação dos esportes: futsal, vôlei, handebol e basquete. A escola também realiza um projeto específico para a prática de Badminton e a nova quadra ajudará bastante na prática esportiva.
“Minha expectativa é a melhor possível. A quadra do Martinho Motta não deixa a desejar a nenhuma outra quadra de Marabá. Ela é usada para jogos da Semana da Castanha, jogos municipais. Esse ano está recebendo um carinho a mais, sendo revitalizada. O aluno precisa de espaço. Então, vai melhorar em tudo, em todo o desenvolvimento motor”, celebra a professora.
Na Escola Arco Íris, as equipes também trabalham nos últimos ajustes. As quatro salas de aula, sala dos professores, quadra e demais espaços como cozinha e despensa foram revitalizados.
A escola ganhou climatização em todos os espaços e um laboratório de informática, além de duas pinturas do artista visual Bino Sousa para acrescentar um toque especial ao ambiente escolar.
A coordenadora pedagógica Elizângela Mendes trabalha há 20 anos na escola. Ela destaca a importância de ter um laboratório de informática na escola e o quanto a revitalização da escola vai garantir bons resultados.
“Anteriormente, nós não tínhamos, por exemplo, a sala de informática e agora a gente vai poder ter acesso à informática com os meninos. Com a sala de informática, os professores vão ter mais um momento para poder planejar na escola. A expectativa é trazer justamente, pensar no nosso foco, que é sempre a aprendizagem dos alunos. E com o espaço mais adequado, mais arborizado, a gente vai ter, com certeza, um melhor resultado, tanto nas avaliações internas, quanto nas externas”, prospecta a coordenadora.
Animada com a entrega da escola totalmente revitalizada, a estudante Thaemilly Marques, que tem 9 anos e estuda o 4º ano, faz parte dos 216 alunos do 1º ao 5º anos.
“Nós estamos amando essa reforma, amando as aulas. Agora vai ter aula de informática. Todo mundo vai poder aprender mais, evoluir. Minha expectativa é estudar, ir ao topo, conseguir todos os sonhos que eu quero como estudante. Aprender mais, evoluir. Eu desejo isso para os meus colegas também”, relata.
As melhorias também acontecerão para os professores, como aponta a pedagoga Eli Simone Nascimento, que trabalha há dois anos na escola. “O espaço vai estar mais adequado, organizado. E na questão também pedagógica porque nós temos agora a sala de informática e a sala de leitura que já temos e influencia muito na aprendizagem das crianças. A quadra que elas estão ansiosas para receber. Vai ser um incentivo a mais”, declara.
Serviço
A reinauguração da Escola Martinho Mota, na Folha 27, será no dia 4 de abril, às 11 horas da manhã. Já a reinauguração da Escola Arco Íris, em Morada Nova, também será no dia 4, às 17 horas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos