Mab 110: Novo Cipiar será entregue oficialmente no aniversário de Marabá
Sebastião Sérvulo, de 75 anos, contempla a foto de quando chegou no Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar), em outubro de 2022. Ele chegou ao centro encaminhado pela assistência social do Hospital Regional e conta que a estadia, durante esse período, no centro, transformou a vida.
Atualmente, ele se prepara para deixar o centro e voltar para São Paulo, lugar de origem. No relato, Sebastião compartilha a importância que o Cipiar tem na vida dele.
“Aqui foi uma das gratas surpresas que a vida me proporcionou. Cheguei aqui, eu já estava sem perspectiva. Num pós-operatório, numa cidade estranha, tudo difícil. Se você olhar pelo olho físico aqui você vê uma casa, mas aqui é um mundo de reabilitação das pessoas. Esse aqui é um lugar que faz um homem surgir de novo. No dia que eu entrei por aquele portão, eu achava que não tinha mais nada, nem sonho, enterrei tudo. Mas eu ressuscitei”, declara.
No próximo dia 5 de abril, o Cipiar irá inaugurar oficialmente o novo espaço, que foi entregue em maio de 2022, como parte da programação do aniversário de 110 anos de Marabá, continuando com o atendimento a idosos, como o Sebastião Sérvulo.
O novo prédio conta com 07 quartos, espaço pedagógico, sala de vídeo, academia ao ar livre, enfermaria, refeitório, cozinha, quarto de descanso dos servidores e sala para os técnicos e coordenação.
De acordo com Adriana Silveira, coordenadora do Cipiar, o centro atende 22 idosos e faz parte da política de atenção ao idoso em situação de vulnerabilidade, pois é importante haver um espaço com olhar mais humano e especial para eles.
“Esse prédio trouxe mais vida aos idosos. Aqui parece que gera vida, gera alegria. É um espaço que tem a estrutura muito mais ampla, mais adequada. A gente percebe que os idosos são mais felizes aqui. Eles estão super empolgados para a entrega. Essa semana compramos roupas novas com eles para esse dia especial. Eles estão ansiosos e empolgados”, ressalta a coordenadora.
Atualmente, o Cipiar conta com 59 servidores entre cuidadores, profissionais de enfermagem, medicina, pedagogia, educação física e outros profissionais das áreas administrativas, de cozinha e portaria.
Ariana Lima é assistente social e também faz parte da equipe do Cipiar. Ela trabalha no centro há três anos e aguarda cheia de expectativas a entrega. “Também estou com uma expectativa muito boa quanto a essa inauguração. Mudamos ano passado para cá e, aos poucos, essa casa vai ficando com a cara dos nossos residentes. Nosso trabalho é trazer conforto, qualidade de vida, esse bem-estar de um modo geral para eles. Eu sei que, a partir de agora, grandes coisas vão continuar acontecendo aqui dentro”, diz.
Quem também está ansioso para a inauguração é Antônio Sousa, de 58 anos. Ele também é outro residente que está prestes a deixar o centro, pois a equipe do Cipiar encontrou parentes dele no estado do Piauí.
“É um lugar bom. Acho maravilhoso. Para mim é só alegria, não tem tempo ruim. Nesses mais de 50 anos no Pará, a melhor estadia que eu tive na vida foi aqui. Adoro todo mundo”, destaca o residente.
Jeferson Ribeiro trabalha como cuidador no Cipiar há menos de um ano. Formado em pedagogia, para ele, trabalhar no centro é uma experiência nova no cuidado com os idosos.
“A gente não só cuida, como tem um carinho especial por eles. Cada um deles traz uma história e aprende muito com eles. A gente senta e conversa bastante. É um local que traz bastante conforto para os idosos. Como eu sou de outra área, eu busco trabalhar na minha formação e já imagino que quando sair daqui eu vou sair com coração partido”, pontua o cuidador.
Serviço
A inauguração oficial do prédio do Cipiar acontecerá no dia 5 de abril, às 11 horas da manhã. O centro é localizado na Avenida Itacaiunas esquina com a Avenida Minas Gerais, no bairro Belo Horizonte.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos