Mab110: Corrida Taça Cidade reúne 600 atletas da região
Juntamente com os primeiros raios de sol da manhã de domingo, 23, os atletas que participariam da 2ª Corrida Taça Cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), começaram a encher a orla Encontro dos Rios, na Marabá Pioneira.
Em pouco tempo os cerca de 600 corredores, jovens, adultos e idosos, estavam apostos para mais uma largada, que se deu pontualmente às 6h30. O evento faz parte das comemorações dos 110 anos de Marabá, como pontua o secretário de Esportes e Lazer, Thyago Ferraz.
“O objetivo é comemorar o aniversário de Marabá, em especial os 110 anos, um número fechado. É uma alegria para a secretaria, para a prefeitura como um todo, para os atletas que ficam na expectativa. É festivo e fica todo mundo feliz”, comemora.
O secretário ainda comenta que haverá mais duas modalidades para fechar o ciclo de competições do Taça Cidade: o tênis de mesa e o mountain bike. “Dessa vez são seis modalidades atípicas, com exceção da corrida de rua, que a gente sempre faz. Mas atípicas porque geralmente não estão contempladas nas competições municipais organizadas pela Semel”, explica.
O militar Alexandro Soares é do Rio de Janeiro e já corre há 20 anos e aproveitou a corrida para conhecer mais a cidade. “Tendo em vista que estou aqui há apenas dois meses, ainda me ambientando com o clima da cidade, vim conhecer, saber como é, fazer o percurso. Foi muito falado da orla, que é um dos pontos turísticos. Aproveitar para conhecer um pouco mais da cidade e ver como é o ritmo do pessoal para começar a me ambientar”, ressalta.
As categorias foram divididas entre geral masculino e feminino, que receberam prêmios em dinheiro, troféu, medalha e um tênis de corrida para os três primeiros lugares. As outras categorias são por idade e sexo; Pessoas com Deficiência (PCD), os quais foram premiados também a maior equipe (maior número de atletas inscritos) e a melhor equipe de corrida (menor tempo da soma dos resultados dos cinco melhores atletas de cada equipe).
O primeiro a concluir o percurso foi o atleta profissional Noel dos Reis, que fez um tempo de 32 minutos e 23 segundos, sendo o primeiro colocado na categoria geral masculino. “A gente fica feliz. É a primeira vez que participo dessa prova. Já planejava vim correr antes, mas não dava certo, porque tinha outras provas no dia. Esse ano deu certo de vim correr aqui e deu certo de sair campeão daqui de Marabá. Quero agradecer meus patrocinadores, Prefeitura de Araguatins e a minha família que sempre vem me apoiando”, agradece.
Com um tempo de 39 minutos e 55 segundos, a primeira colocada na categoria geral feminino foi Leila Santos, que mora em Itupiranga e já corre há três anos. “Toda corrida é uma sensação diferente. Ano passado eu não corri aqui, mas esse ano me preparei para vir para bater meu tempo e ver se conseguia o primeiro, e deu certo. Uma corrida muito boa, bem organizada, bem sinalizada, é um percurso bom, ótimo para todo mundo, até para quem comorbidade, pois é um percurso leve. Estou muito feliz”, pontua.
Na categoria PCD, o vencedor foi o gari Cleuton Oliveira. Essa foi a primeira corrida que participou depois da recuperação de um acidente. “É um percurso muito bom, não tem subida, mas foi um pouco complicado para mim. Estou muito feliz por ter chegado em primeiro lugar. Na nossa categoria tem muita gente que corre muito bem, mas eu estou feliz de ter participado desse evento. Quero agradecer ao Thyago Ferraz e fico feliz de participar desse grande evento. Estou emocionado”, completa.
Dentre outras categorias, uma que se destacou foi a de 60+, que contempla a terceira idade. A professora Maria Trindade Santos Bezerra, de 66 anos, foi a vencedora no feminino. “É uma felicidade sem tamanho. Depois de dois anos que fui cega, hoje estou enxergando e corri os 10 km. Eu estou feliz por demais! Só agradecida a Deus! Estou sem palavras, só agradecer. Hoje foi como se corresse a primeira vez”, conclui.
Confira outras fotos:
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Jordão Nunes