Mab110: Apresentação de teatro circense e inclusivo movimentou a Marabá Pioneira
Neste fim de semana (22 e 23), a população marabaense contemplou o espetáculo de teatro ao ar livre “A Paixão de Pierrô – nas lendas de uma paixão”, da Kadosh produções, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira. A programação fez parte das comemorações do aniversário de 110 anos da cidade. O Grupo Cultural Mayrabá apresentou-se ao público, na abertura do evento.
O espetáculo interativo, lúdico e mágico contou a história da batalha entre tradição e modernidade, folclore e tecnologia, enquanto mergulhou nas nuances da paixão entre Pierrô e Colombina que inspiraram a arte em todo o mundo, durante séculos.
Imagens que encantaram a estudante de Letras Letícia Medeiros. “O espetáculo foi maravilhoso, uma mistura de musical, de teatro e arte circense. É muito bom ver esses eventos acontecendo na nossa cidade, gosto de arte e literatura, então realmente sentia falta desse tipo de atração aqui em Marabá. Fico muito feliz em saber que estamos movimentando a arte e a cultura marabaense”, destacou.
Os espetáculos foram recheados de dança, música, apresentações e representação. A encenação foi costurada com números de circo e dança, com bailarinos, artistas circenses e um coro de vocalistas. A peça foi feita em pantomima, expressão teatral que nasceu na Itália e faz o menor uso possível de palavras.
“É um belíssimo espetáculo e a Prefeitura deu seu apoio institucional, através das licenças, ajudando na segurança, com suporte do DMTU. É sempre bom incentivarmos e movimentarmos a cultura da nossa cidade”, comenta Genival Crescêncio, secretário de cultura de Marabá.
A peça foi realizada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Equatorial Pará e apoio da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Apesar de a apresentação ter sido trazida por produtores de outros estados, todos os artistas que participaram do espetáculo são da região e foram a escolhidos através de auditorias e de oficinas.
Um deles, o Fernando Carvalho, é produtor cultural da região que aproveitou a oportunidade. Foi escolhido e atuou pela primeira vez como ator. “Fiz o teste, não passei e vim na repescagem. Primeira vez que atuo em um projeto que foi bem visto e aceito pela comunidade. Promover esse tipo de projeto é de grande excelência. Prazeroso tanto para gente enquanto produtor cultural , quanto para a população que acompanha”, pontua.
O personagem dele foi um palhaço futurístico, da lua, que foi levar alegria e esperança ao Pierrô, que desiludido pelo amor não acreditava mais na humanidade. “É um dos personagens que dá suporte e busca levar o Pierrô de volta ao seu amor Colombina”, complementa.
A peça também contou com inclusão total, com intérprete de libras e atores surdos. A dupla de palhaços Marcelo Coelho e Lucas Lago foi selecionada por meio das oficinas que foram realizadas na cidade nos dias 17, 18, 20 e 21. Na ocasião, foram trabalhados textos que faziam parte da peça teatral para que fosse feita a seleção de duas pessoas, que receberam figurino e fizeram ensaio de marcação junto com todo o elenco.
“Viemos mostrar o poder do palhaço. Estamos muito felizes, é muito bom estar aqui. Amamos o que fazemos e estamos aqui para ajudarmos as pessoas a sorrirem”, disse Lucas yago.
“É muito importante ter sido escolhido, mostrar e fazer graça para as pessoas entenderem as expressões faciais, a dinâmica. Todos sendo incluídos com muita alegria e simplicidade”, completa Marcelo Coelho.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes