Maio Amarelo: Fundação Casa da Cultura recebe palestra sobre segurança no trânsito
A equipe de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá (DMTU), vinculado à Secretaria de Segurança Institucional, realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma palestra para os servidores da Fundação Casa da Cultura (FCCM).
O evento faz parte da programação da Campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização para a segurança no trânsito, durante todo este mês. São realizadas diversas palestras em escolas, empresas e repartições públicas, com ações de panfletagem e trabalho de sensibilização na cidade.
A palestra contou com a participação de 27 servidores e a iniciativa foi do departamento de Segurança no Trabalho da FCCM. “Na verdade, partimos do princípio de sempre orientar os nossos colaboradores e, sabendo do Maio Amarelo, nos organizamos. Todos anos fazemos essa instrução e sabemos que orientação é tudo, principalmente no trânsito em Marabá e nada melhor em trazer profissionais da área para passar essa mensagem”, enfatizou Jailson Amorim do Departamento de Segurança no Trabalho FCCM.
De acordo com o DMTU, nos últimos 10 anos, a frota de veículos em Marabá praticamente dobrou, somando 123 mil, sem contar a frota flutuante, que são veículos que chegam na cidade por tempo determinado, algo perceptível no horário de pico.
De acordo com o agente Thallys Aguiar, integrante do Departamento de Educação para o Trânsito, um outro agravante em toda essa realidade é a falta de conhecimento do condutor na sinalização vertical e horizontal, bem como na própria legislação de trânsito, o que resulta no registro de acidentes e aumento da ocupação dos leitos de hospitais.
“O objetivo, hoje, é conseguir trazer um pouco mais de conscientização para evitarmos os acidentes de trânsito, principalmente para aos funcionário da própria secretaria. Agradecemos o convite e é sempre bom falar sobre a preservação da vida, pois trabalhamos para reduzir a quantidade de acidentes e, consequentemente, ocupação dos leitos dos hospitais do município”, explica.
Jessica Sobrinho Lopes, segurança do trabalho da FCCM, enfatiza que, a parceria com o DMTU, orienta e prepara melhor os servidores para o dia a dia no trânsito. “Trazer essas informações são importantes porque temos condutores aqui na Fundação e eles trazem dinâmicas diferentes e sempre trazem novas informações”, disse.
A meta do Maio Amarelo é salvar vidas e servir de alerta e de conscientização da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo, todos os anos, que segundo a Organização Mundial de Saúde, são 3.500 vítimas fatais diariamente.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom