Marabá em números: Em 2023, serviços de saúde do município realizaram mais de 1,9 milhão de atendimentos
Os atendimentos incluíram exames, consultas médicas, de enfermagem e psicológicas, testes rápidos, cirurgias, vacinação de humanos e animais, visitas domiciliares de agentes de saúde e agentes de endemias, internações e outros procedimentos.
Os serviços de saúde de Marabá atuaram em diversas frentes com atendimentos de baixa, média e alta complexidade pelo município. Exames, consultas médicas, de enfermagem e psicológicas, testes rápidos, cirurgias, vacinação de humanos e animais, visitas domiciliares de agentes de saúde e agentes de endemias, internações e outros procedimentos somaram mais de 1,9 milhão de atendimentos ao longo do ano de 2023.
Na Atenção Básica, as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a porta de entrada do serviço municipal, realizaram mais de 140 mil consultas médicas, 80 mil consultas de enfermagem, 188 mil procedimentos realizados como sutura e curativo, mais de 101 mil vacinas aplicadas, quase 30 mil procedimentos odontológicos e 650 mil visitas domiciliares realizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam nas zonas rural e urbana.
“Durante o ano também foram desenvolvidas ações de conscientização, como por exemplo, Janeiro Roxo (hanseníase), Março Lilás (câncer de colo de útero), Agosto Dourado (amamentação), Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata), Dezembro Vermelho (HIV/Aids), nas quais foram trabalhadas prevenções e ofertados os serviços de saúde. Durante o ano podemos contar com o horário estendido em cinco UBS distribuídas entre os núcleos da cidade, onde foi possível que o usuário utilizasse os serviços nos períodos noturnos”, explica Sabrina Acyoly, diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
CEI e CTA
Já o Centro de Especialidades Integradas (CEI) realizou, ao longo de 2023, mais de 18 mil consultas em 16 especialidades, além de consultas em cirurgia pediátrica e telemedicina. O CEI conta com cardiologista, otorrinolaringologista, neurologista, psicólogo, ginecologista e obstetra, dermatologista, urologista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, ortopedista, pediatras, nutricionista, cirurgiã vascular e infectologia. A novidade é a especialidade de endocrinologia, que diminuiu o número de pacientes encaminhados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para Tucuruí e Belém.
Durante este ano, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Marabá ultrapassou 145 mil atendimentos, entre exames sorológicos, exames específicos, testes rápidos e atendimento especializado.
Foram realizados mais 52 mil atendimentos especializados pela equipe multiprofissional do SAE/CTA junto às pessoas que buscaram o serviço para exames de rotina ou fizeram acompanhamento quando do diagnóstico de alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Além disso, no CTA, foram realizados mais de 21 mil testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, 58 mil exames sorológicos (para doenças como toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola ou herpes, por exemplo) e 4 mil exames de carga viral.
Para 2023, a meta do SAE/CTA era realizar 50 ações de saúde itinerante, mas o objetivo foi ultrapassado, sendo realizadas 62 ações, entre elas, aconteceram as voltadas para as campanhas Julho Amarelo (hepatites virais) e Dezembro Vermelho (HIV/Aids). Também foram distribuídos mais de 116 mil preservativos.
A coordenadora do serviço, Katiane Chaves, ressalta a ampliação no número dos atendimentos.
“É relevante pontuar que nós tivemos um alcance bem maior do que o ano passado, tanto em exames, atendimentos e testes rápidos. Isso reflete positivamente no sentido de maior acesso da população a esses serviços. É importante pontuar também a importância de trabalhar durante todo o ano, a Educação em Saúde, promoção, prevenção e o diagnóstico precoce das IST´s, bem como o tratamento e monitoramento das IST´s no município de Marabá”, comenta.
HMM e HMI
No Hospital Municipal de Marabá (HMM), até novembro, mais de 500 mil atendimentos foram realizados, entre triagem, consultas, cirurgias, exames, internações e demais procedimentos.
Apenas no Pronto Socorro, de atendimento 24h, mais de 13 mil pessoas foram levadas em estado crítico ao hospital. Pelo Pronto Atendimento, foram registrados pela triagem mais de 78 mil atendimentos.
Com uma estrutura que atende pacientes de Marabá e de mais de 20 municípios da região, o HMM possui serviços que são importantes para um melhor diagnóstico. Diante disso, diversos exames podem ser realizados. De acordo com dados do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME), em 2023 foram realizados mais de 292 mil exames laboratoriais, radiológicos (+42 mil) e eletrocardiograma e ecocardiograma (1189 cada), entre outros disponibilizados.
As cirurgias gerais (1603) e ortopédicas (1385) foram as mais executadas entre as diversas especialidades atendidas pelo hospital em: cirurgias vasculares, urológicas, bucomaxilofacial, ginecológicas, entre outras.
“A procura pelo hospital é bem grande em relação às Unidades Básicas de Saúde, mesmo sendo essa clientela da Atenção Básica, mas eles preferem vir aqui porque saem não somente com uma consulta médica, mas com exames laboratoriais, exames de imagem, um laudo, diagnóstico e, se preciso, sai até com procedimento cirúrgico, dependendo do quadro clínico. A gente tem um quadro profissional de alta qualidade, de um desempenho de serviço bom. O importante de mostrar isso para a população porque é uma forma de apresentar os números de atendimentos. Os números por si só já falam”, ressalta Silvia Mercedes, coordenadora do NAQH.
No que diz respeito à formação e aperfeiçoamento do quadro funcional, em 2023, a Coordenação de Educação Permanente em Saúde do HMM realizou mais de 100 ações entre cursos, capacitações, palestras, treinamentos em todos os setores e eventos comemorativos, com os mais de 670 funcionários do hospital, sem contar plantonistas e estagiários.
Até outubro de 2023, o Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI) realizou 2303 partos normais e 1768 partos cesáreos, além de mais de 19.600 atendimentos ambulatoriais, que são as consultas.
Ao longo do ano, a equipe de Educação Permanente do hospital realizou o Projeto Acolher, com palestras e rodas de conversa com gestantes e acompanhantes sobre parto, rotinas do hospital, além de busca ativa nas Unidades Básicas de Saúde de gestantes para participarem do projeto.
Houve também orientações aos voluntários, estagiários e alunos de cursos técnicos de enfermagem sobre a dinâmica do hospital.
O HMI realizou ações alusivas a campanhas importantes como Janeiro Branco, de saúde mental; Março Lilás, de conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero, que contou palestra sobre violência obstétrica e curso de reanimação de recém-nascido maior ou igual a 34 semanas em sala de parto; Abril Verde, de prevenção de acidentes e doenças de trabalho, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Agosto Dourado, sobre a importância do aleitamento materno; Setembro Dourado; e Novembro Roxo, sobre a prematuridade, que teve momentos sobre acolhimento familiar, colostoterapia e método canguru.
O hospital contou também com a Semana Nacional de Prevenção da gravidez na Adolescência cujo público-alvo foi a equipe multiprofissional do HMI e também com a Semana de Enfermagem, que teve palestras sobre alimentação saudável para a equipe de enfermagem, meditação, segurança do paciente em unidade neonatal, cuidados com acesso venoso, técnicas de amamentação e a importância da equipe de enfermagem no cenário do parto.
Os profissionais do hospital também passaram por treinamento para identificação e notificação de casos de violência contra as mulheres; curso de libras, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA); além de palestras de segurança.
CAPS e Ament
Na saúde mental, os serviços municipais como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament) realizaram mais de 11 mil atendimentos.
O CAPS atende pacientes a partir de 14 anos, que têm transtornos mentais severos e persistentes. Foram realizados 600 acolhimentos, que são os momentos de primeiro contato com o serviço por meio dos técnicos de referência. Além disso, houve mais de 3 mil atendimentos de referência, que é quando o paciente passa a ser acompanhado pelo técnico, e mais de 1300 consultas com médicos especialistas em saúde mental.
No Ament, que atende casos de transtornos moderados, ao longo de 2023 foram 460 atendimentos de triagem, que é a avaliação para saber qual o melhor tratamento para o paciente; mais de 300 atendimentos terapêuticos; 1313 sessões de psicoterapia; e mais de 4 mil atendimentos com médicos especializados em saúde mental.
CCZ e Endemias
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou 2464 cães e 1091 gatos vacinados no atendimento de rotina do centro. Já na campanha de vacinação antirrábica, realizada em todos os núcleos da cidade e nas zonas rurais, foram imunizados 21.322 cães e 12.224 gatos.
As coletas de sangue para exame de Leishmaniose Visceral Canina foram realizadas em 2720 cães. Além disso, 2146 animais foram castrados.
O CCZ também levou 12 ações de coleta de sangue e vacinação a diversos bairros da cidade.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizaram 45 mil visitas domiciliares para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e eliminação de criadouros com larvicida. Ao longo de 2023 foram feitos 6 Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti em todos os bairros da zona urbana.
O Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias atuou em 97 pontos de controle químico com fumacê a fim de realizar bloqueio onde havia casos de dengue que, neste ano, foram 22 confirmados.
Outro trabalho executado foram 415 análises de reservatório de água para consumo humano. As amostras são do sistema de água da cidade, chafarizes municipais e de residências em bairros que não são atendidos.
“Também foram realizados trabalhos de educação em saúde em escolas, associações, vilas, com trabalho de impacto de forma que, com relação às doenças endêmicas, Marabá está com um certo controle dessa situação. Está dentro do esperado. O que precisa é a população continuar atenta, vigilante porque nós estamos nos aproximando do período de inverno, período chuvoso, onde é natural que o índice de criadouros aumente. Daí, a população precisa continuar fazendo a sua parte, evitando água parada, evitando deixar recipientes que possam acumular essa água para evitar o aumento de criadouros”, orienta Amadeu Moreira, coordenador do Departamento de Endemias.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom