Marabá em números: Ações da Seaspac alcançam mais de 40 mil pessoas em 2023
Programas da Seaspac incluem cursos de qualificação para geração de renda, atendimento a gestantes e serviços itinerantes que contemplam a Assistência da Política Social Básica
As ações da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), alcançaram mais de 40 mil pessoas atendidas durante o ano de 2023, nos diversos projetos desenvolvidos pelo órgão. São pessoas de todas as faixas etárias, de ambos os sexos, tanto da área urbana quanto da área rural, com os serviços itinerantes.
Projetos como o de Geração de Emprego e Renda, que atende pessoas na formação e qualificação profissional em todos os bairros da cidade; atendimento a gestantes com doação de enxovais, distribuição de cestas básicas e atendimento às famílias com crianças, com distribuição de latas de leite especial. Além dos serviços de atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
“Intensificamos nossas ações, tanto nos Centros de Referência em Assistência Social – porta de entrada para o serviço da Assistência da Política Social Básica – quanto nas comunidades. Esse ano, a Secretaria teve um programa novo chamado Serviço Itinerante, que visa levar todos os atendimentos da Secretaria para as zonas distantes, seja rural ou urbana. Através de um planejamento estratégico pontuando essas zonas, a gente conseguiu mapear e levar esses atendimentos. Então, o montante desses atendimentos se caracteriza de acordo com a oferta do serviço”, pontua Luiz Silva, Diretor Técnico da Seaspac.
Em 2023, a SEASPAC concedeu 279 enxovais, 807 cestas básicas, 988 latas de leite especial e 77 urnas funerárias. Ocorreu a distribuição de mais de 10 mil cestas básicas às famílias atingidas pela enchente, em parceria com o Governo do Estado. Também foram realizados 17.393 atendimentos nos CRAS.
Luiz Silva, Diretor Técnico, explica que a partir dos atendimentos nos CRAS iniciam o acompanhamento das famílias para avaliar a situação em que vivem e as condições sócio-econômicas.
“No ato do atendimento, a gente verifica se a família é perfil para outros serviços da assistência e eles são incluídos, como por exemplo, o serviço de convivência. Hoje no serviço de convivência de Marabá, temos um total de 1.147 crianças, adolescentes, mulheres e idosos, que inclui atividades semanais, que são realizadas junto a esses grupos, que são atendidos por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, auxiliares sociais, monitores, entre outros profissionais”, explica.
Outro serviço de extrema importância dentro da Seaspac é o Programa Criança Feliz, que em 2023 realizou 14.706 visitas e prestou atendimento a 593 famílias. O Programa é uma importante ferramenta para famílias com crianças de até seis anos, pois oferece subsídios para promover o seu desenvolvimento integral por meio das visitas domiciliares das equipes da Seaspac.
O Espaço de Acolhimento Provisório de Crianças e Adolescentes (EAP) conta atualmente com 23 acolhidos. No Acolhimento POP (Acolhimentos Temporários), neste ano de 2023 foram 239 pessoas atendidas, sendo que atualmente mantém 5 acolhidos. No Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) são acolhidos 19 idosos.
Um ano de grande avanço no atendimento integral às pessoas, desde as crianças aos idosos em todo seu sentido, ampliando ainda mais a capacidade de estender ao próximo o melhor serviço social que eleve a dignidade humana.
“Eu avalio como um grande avanço, foi um dos anos que nós mais avançamos para chegar às comunidades e junto às pessoas, estamos numa gestão que olha com carinho para as pessoas com sensibilidade nas políticas públicas que se direcionam, principalmente as pessoas de maior vulnerabilidade.
De acordo com informações da Seaspac, Marabá era a pior cidade para a mulher, para o idoso e para adolescente. Hoje esses índices foram reduzidos.
“Nós ampliamos todo o serviço de atendimento como garantia de política pública para a pessoa idosa. Hoje temos serviços de atendimento na Saúde, na Assistência e na Educação. Nós temos praça específica para o idoso, um programa da saúde específico para o idoso, temos acolhimento para a pessoa idosa e para a população de rua. Então ampliou-se essa garantia de direitos que não existia em Marabá”, observa Nadjalúcia Oliveira, titular da Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom