Sevop: Na etapa final, obra de drenagem na Marabá Pioneira está construção das alas de contenção
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) já finalizou o trabalho de pavimentação em concreto armado no trecho da obra de drenagem na entrada da Marabá Pioneira. Nesta quinta-feira, 4, a pista foi liberada, normalizando o trânsito no local.
Os serviços de ampliação do novo sistema de drenagem na entrada da Avenida Antônio Maia, principal acesso à Marabá Pioneira, durou cerca de seis meses. Foi feito trabalho de ampliação dos tubos com aduelas de 35 metros, aumentando o fluxo de água que passa por debaixo da via.
De acordo com o engenheiro Saulo Abreu de Almeida, a etapa final é constituída pela da construção das alas de contenção e do serviço de urbanização. “A obra da entrada da Velha Marabá já está praticamente concluída, faltam poucos detalhes. Atualmente, nós estamos executando as alas de contenção, tanto a ala de captação, quanto a ala de lançamento, Finalizando isso, partiremos para a questão da urbanização e serviços de meio-fio, sarjeta e as calçadas, tanto de um lado, quanto do outro”, informou.
Esta obra de drenagem e pavimentação na travessia da Avenida Antônio Maia foi necessária em razão da erosão do solo ocasionada pela pequena vazão da água, o que contribuía para o desgaste da camada de asfalto e oferecia um risco de acidentes para motoristas e pedestres, principalmente no período de chuvas na região.
A obra foi executada em duas etapas, sendo feito um desvio para que nem o trânsito, nem o comércio ficasse prejudicado durante a execução dos serviços. No período da obra, todo o trecho foi sinalizado e garantida a orientação aos condutores por parte dos agentes de trânsito.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio