Março Lilás: Blitz educativa na Folha 33 alerta para prevenção do câncer do colo de útero
De hoje (20) até dia 31 de março, o Crismu realiza programação especial
Na manhã desta segunda-feira (20), no semáforo da Folha 33, no núcleo da Nova Marabá, foi realizada uma blitz educativa para alertar sobre a prevenção do câncer de colo de útero. A ação foi realizada pela equipe do Departamento de Saúde da Mulher, com apoio de outras coordenações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A equipe entregou panfletos, conversou com motoristas e motociclistas e orientou sobre a realização de exames para prevenção do doença, a atividade faz parte da programação oficial da campanha Março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo uterino.
“Hoje estamos em mais uma ação do Março Lilás e estamos realizando uma blitz educativa para disseminar a informação porque, às vezes, colocamos o panfleto apenas na UBS e aqui queremos levar a mensagem a mais pessoas, colando o adesivo no carro e esse veículo leva nossa informação e a ação de hoje está sendo bastante produtiva, assim como todo o mês de março, tanto na zona urbana quanto na zona rural”, explicou Gabriela Cavalcante, coordenadora de Saúde da Mulher.
A ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal que deu suporte a entrega de panfletos e colagem de adesivos. E quem passou pelo local aprovou a iniciativa.
“Super importante fazer o exame do colo do útero para a mulher se prevenir e essa iniciativa é muito bem-vinda em alertar as mulheres para essa doença”, disse como o motorista de aplicativo Abidenigo Viana.
“É válida essa iniciativa e também fazer com que as mulheres procurem realizar os exames para verificar como está a sua saúde e isso é muito importante”, comentou a empresária Patrícia Portal.
“Muito boa a iniciativa e é gratificante isso e deve alertar muitas pessoas a se prevenir, se cuidar”, relata o motorista Antônio Carlos Sousa.
Segundo Gabriela Cavalcante, a partir desta segunda-feira, 20, o Centro de Referência Integrado de Saúde da Mulher (Crismu), localizado na Folha 33, estará com o atendimento estendido até às 22 horas com exames e coleta de PCCU, esta modalidade vai até o dia 31 de março.
“É uma forma de promover o atendimento às nossas mulheres e durante o mês a campanha continua em todas as unidades de saúde com coleta de PCCU, atendimento médicos e orientação”, informou Gabriela Cavalcante.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavirus Humano (HPV). xcetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal). Ele representa a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau ou PCCU), e são curáveis na quase totalidade dos casos.
Em Marabá, no ano de 2022, foram realizados 9.611 exames de PCCU nas zonas urbana e rural, mas somente um deu positivo para a doença.
Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo que pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Marabá, a população feminina na idade de 25 a 64 anos, que deve fazer o exame chega a 69.575 mulheres, mas em 2022 somente 8.106 procuraram os postos de atendimento para realizar o preventivo. O Centro de Referência Integrado a Saúde da Mulher (Crismu) conta com um laboratório de exame citopatológico do colo do útero habilitado para analisar lâminas de PCCU de toda a cidade e municípios pactuados.
Texto: Victor Haôr e Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio