Março Lilás: CTA/SAE realiza programação de prevenção ao câncer do colo do útero

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), realiza no decorrer deste mês ações de saúde com propósito de oferecer à comunidade marabaense, serviços de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais, assim como distribuição de preservativos feminino e masculino. E ainda, contribuindo com a campanha Março Lilás, fará alerta às mulheres quanto à prevenção do câncer do colo do útero.

Segundo a gerente do CTA/SAE, Katiane Chaves, a programação, que teve início no último dia 8, prossegue neste sábado, 14, das 08h às 17h, na Rodoviária do KM 06, – Nova Marabá.

Para a gerente do CTA/SAE também é importante alertar quanto à necessidade de manter o foco (“É preciso manter o Foco”), quanto aos riscos de se contrair a HIV/AIDS, ressaltando a importância do teste precoce; do acesso ao tratamento; da superação do preconceito e do fortalecimento da solidariedade para com os portadores da síndrome da imunodeficiência.

Nos dias 21 e 22, das 10h às 21h, uma programação especial no Shopping Pátio Marabá, tem objetivo de chamar atenção para campanha Março Lilás, com o propósito de promover a prevenção do câncer do colo do útero e o cuidado da saúde da mulher.

Além das atividades de praxe, o evento no Shopping conta com música ao vivo, a partir das 16 horas, comandada por Ítalo Lucas; serviços de embelezamento; e aulão de ritmos, com o professor Gleyson Ribeiro, às 17 horas.

A agenda do CTA/SAE encerra dia 28, das 08:00 às 17:00 horas, na Praça da Liberdade, quando a comunidade será beneficiada com todo o aparato oferecido na ação da Estação Rodoviária do Km 6.

Também de acordo com Katiane, todos os testes são realizados de conformidade com a normas definidas pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

Texto: João Batista 
Foto: Arquivo 

Acessibilidade