Março Lilás: UBS Hiroshi Matsuda promove Dia D de prevenção ao câncer de colo de útero
Na sexta-feira (24), a Maria da Guia, 66 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda para acompanhar o Dia D do Março Lilás, mês do combate ao câncer do colo de útero. Ela, que perdeu a mãe para essa doença, acompanhou a palestra ministrada pelas enfermeiras às mulheres e aproveitou para fazer o exame.
“Eu perdi minha mãe para o câncer e muitas das minhas amigas perderam familiares também. Então, talvez se ela tivesse visto uma palestra dessas e se cuidado, estivesse viva até hoje. Ela nunca quis fazer exame e quando aceitou já era tarde demais. Todas temos que nos cuidar se não se cuidar vamos embora cedo. Vamos às palestras, reuniões, fazer os exames certinho”, recomenda.
A Campanha Março Lilás de prevenção ao câncer do colo de útero, que esse ano engloba a tuberculose, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Doenças Crônicas e Saúde da Mulher, continua nas unidades de saúde do município e CRISMU – Centro de Referência Integrado à Saúde. Além da palestra, a ação contou com coleta do exame preventivo do colo de útero (PCCU ou Papanicolau), testes rápidos e outros atendimentos de rotina do posto, focado ao público feminino.
“A UBS está ofertando palestras educativas do câncer do colo de útero, consultas clínicas, encaminhando exames como mamografia e demais que sejam necessários, consulta com enfermeiro, coleta de PCCU, testagem rápida para sífilis, HIV, Hepatite. Mas não é somente no Dia D que esses serviços estão disponíveis, mas durante todo ano, hoje é apenas um dia focado nisso, mas a mulher não precisa esperar somente o Dia D para buscar as UBS’s do município”, reforça o gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Dilceu Barroso.
O Crismu também realiza atendimentos em horário estendido, das 18h às 22h, até dia 31 de março, como parte da campanha Março Lilás, com coleta de preventivo por livre demanda, testes rápidos, consultas com ginecologistas para mulheres agendadas pela regulação e palestras sobre prevenção à doença.
Para realizar a coleta do PCCU, a mulher não pode ter tido relações sexuais três dias antes do exame, não ter usado creme vaginal e não estar menstruada. Para participar, é necessário apresentar o cartão SUS, documento de identificação e, caso já tenha sido atendida no Crismu, levar o número de prontuário.
Ana Paula Moura de Sousa, 29 anos, também participou das ações educativas da Prefeitura e já realizou o exame. “Achei muito importante, algumas coisas que não sabia. Agora estou bem informada. Foi bem intuitivo e bem explicativo. Primeira vez que participo das palestras mas exame tenho feito todo ano”, conta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio