Março Lilás: UBS Emerson Caselli recebe Dia D com palestras sobre câncer de colo de útero e tuberculose
Campanha de combate ao câncer de colo de útero continua durante todo o mês de março nas UBS do município com palestras e exames preventivos
Na manhã desta quinta-feira, 16, aconteceu mais um Dia D da Campanha Março Lilás, de prevenção ao câncer de colo de útero. Dessa vez, aconteceu na Unidade Básica de Saúde Emerson Caselli, no bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova. A programação também foi alusiva à campanha Março Vermelho, de prevenção e combate à tuberculose.
O momento contou com palestras sobre a importância da realização do exame preventivo de colo de útero (PCCU), da vacinação contra o HPV e orientações sobre os demais cuidados necessários para garantir uma boa saúde.
Ary Eduardo Silva, gerente da UBS, destaca a importância da programação para a conscientização das mulheres a respeito do tema. A informação é a chave para a prevenção.
“Eu acredito muito que a palestra é muito importante porque informação é poder. Quem tem informação consegue se cuidar, se antecipar. É bíblico. Conhecereis a verdade e ela vos libertará. Então, a gente tem que se libertar da ignorância, se libertar dos preconceitos, paradigmas de que não dá, de que é difícil. É possível, sim”, pontua.
A programação já passou por outras UBS’s e seguirá durante o mês de março com o Dia D nas unidades das zonas urbana e rural .
Gabriela Cavalcante é coordenadora de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) e esteve presente na UBS Emerson Caselli. Ela destaca a importância das ações.
“Nós prosseguimos cumprindo nosso cronograma, os Dias D’s em cada unidade. Hoje, estamos na Unidade Emerson Caselli com a questão das palestras para a população, a coleta de PCCU. Por que é fundamental a gente realizar esse dia em todas as unidades. A gente consegue atingir as nossas áreas de cobertura e as áreas que não são cobertas por meio dos agentes comunitários de saúde que fazem a captação dessa população, chama já para a unidade. É de fundamental importância que elas estejam aqui hoje para adquirir informação”, comenta.
Leide Matos tem 27 anos e mora no bairro Bela Vista. Ela participou do Dia D e foi até a UBS Emerson Caselli para buscar o resultado do exame PCCU, provando que é uma mulher que se cuida.
“Eu achei muito interessante explicar a importância do PCCU. É muito importante terem organizado isso nesse mês, que é uma forma de informar a população sobre o câncer, que é uma doença muito grave. Acho muito importante a informação sobre isso para a gente se cuidar mais, nós mulheres”, observa a dona de casa.
Quem também participou foi a dona de casa Maria dos Anjos Araújo, 53 anos. Também moradora do bairro Bela Vista, ela foi buscar o resultado do PCCU, que passou dois anos sem realizar.
“Eu vim receber um exame e graças a Deus tive sorte de participar da programação. Passei uns dois anos sem fazer o exame, mas agora voltei. Eu vim fazer e já recebi o resultado. A palestra foi bem clara. É bom porque a gente evita de ter um câncer agressivo, de ficar doente e vir a óbito”, frisa.
A campanha de conscientização contra a tuberculose tem como marco o dia mundial da doença, em 24 de março. A coordenadora de doenças crônicas da SMS, Lilia Moura explica que a campanha acontece também nas zonas urbana e rural. Ela ainda conta que o foco das ações é principalmente ajudar a população a identificar os sintomas da doença.
Em Marabá, são 70 pacientes com tuberculose acompanhados com consultas e medicação para o tratamento.
“Quando a pessoa sentir que está com tosse há mais de três semanas, já é um indicativo; se apresenta febre vespertina, sudorese noturna, já são sintomas indicativos para procurar a Unidade de Saúde, mas o foco principal é a questão da tosse”, explana a coordenadora.
Durante o mês de março, o exame de PCCU é realizado nos períodos da manhã e tarde na UBS. Para realizar o exame não é necessário agendamento, apenas alguns cuidados prévios como não ter relação sexual três dias antes, não estar menstruada e não utilizar creme vaginal.
A enfermeira da UBS Emerson Caselli, Luciana Trindade, aborda a importância do exame.
“Quero dizer para lembrar as mulheres do março lilás e do autocuidado. O exame de preventivo é um exame simples, rápido, que não é dolorido. Então, é importante que a cada ano façam a coleta”, comenta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos