Março Lilás: Dia D na UBS Jaime Pinto orienta sobre prevenção do câncer de colo uterino
Nesta terça-feira, 21, foi a vez da Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte, realizar a programação alusiva à Campanha “Março Lilás”, que trabalha a prevenção contra o câncer de colo do útero, e é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde da Mulher.
Na ação, iniciada às 9h, foram realizadas palestras educativas voltadas ao aparelho genital feminino, como funciona o exame, além de rodas de conversas, tira-dúvidas e um café da manhã para as participantes. Para a enfermeira Marly Maltarolo, palestrante do evento, quanto mais precoce o diagnóstico da doença, maior a chance de cura da mulher.
“É um mês para que essas mulheres possam tirar um tempo para realizar suas coletas do exame preventivo. Hoje a gente realiza palestra para as mulheres, e em seguida, nós vamos realizar a coleta. Então, é de extrema importância mostrar a elas que é necessário sempre cuidar da saúde feminina. Eu sempre enfatizo que o câncer é uma doença silenciosa, então, muitas vezes, a mulher não está sentindo nada, mas a doença pode estar instalada e o objetivo dela vir à unidade fazer o exame do PCCU, é fazer o diagnóstico precoce”, enfatiza a servidora.
A palestra trouxe conhecimentos fundamentais a quem participou, como à Agente Comunitária de Saúde (ACS), Lucilene Borges, 50 anos. “Existem muitos casos de câncer do colo de útero pela falta de informações. E, eu como trabalho nessa área, vejo muito dificuldade das mulheres ir às unidades pelo medo, e outras falam que não precisam, pois não sentem nada, mas eu falo que o exame de PCCU já diz que é um exame de prevenção. Então você não vai fazer somente quando você estiver sentindo e nem precisa ter medo”, explica a agente.
Na segunda, 20, foi realizada uma blitz educativa no semáforo da Folha 33, Nova Marabá. Além disso, o CRISMU iniciou uma programação especial, que vai até o dia 31.
Nesta terça, 21, o Dia D também aconteceu na UBS Maria Bahia, Vila Murumuru. A programação continua durante o mês inteiro, nos postos de saúde.
Texto e fotos: Sávio Calvo