Saúde: Usuários da UBS Maria Bico Doce aprovam novo espaço
Na segunda-feira (22), a aposentada Raimunda Batista, 78 anos, chegou cedo à Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce, no núcleo São Félix Pioneiro, para adquirir remédios na farmácia da unidade. Ela faz acompanhamento na UBS por ser hipertensa e está se familiarizando com o novo espaço revitalizado e ampliado, entregue na última sexta (19).
“Eu vim pegar remédio para pressão, sempre consigo. Agora aqui está uma maravilha, ficou tudo bonito e novo. O atendimento está muito bom. Ficou diferente, estou toda perdida, mas está muito bom”, explica, destacando que aproveitou para aferir a pressão arterial e fazer o exame rápido de glicemia, além de receber orientações quanto à alimentação e os remédios, pelos profissionais que a atenderam.
Marcilene Costa, 26 anos, levou duas das filhas para consultas e elogiou o novo espaço. “Minha filha menor está com alergia e tossindo e vai passar com a enfermeira e vim conseguir exames para a maior. O espaço aqui estava legal e o atendimento está ótimo. O posto estava precisando”, pontua.
A nova unidade conta com novos consultórios, salas para Agentes Comunitários de Saúde e auditório, além de salas para triagem, regulação, imunização, farmácia e exames. Todos os ambientes são climatizados, proporcionando conforto aos usuários.
Um dos trabalhos importantes do dia a dia da UBS é realizado pela técnica de enfermagem Alessandra Barbosa, responsável pela triagem, o primeiro contato do paciente com os serviços da unidade. “A triagem é aferição de pressão, pesagem e medição de temperatura. Nós passamos as informações para os médicos e a, partir daí, eles recebem o atendimento correto. Por aqui, nós temos muitas pessoas com pressão alta, alguns não se cuidam, não tomam remédio direito, não têm cuidado com a alimentação, não fazem exercícios, às vezes, então essa demanda é grande. Daqui eles saem direto para a consulta ou vacinas”, ressalta.
De segunda a sexta-feira são disponibilizadas dez fichas para consultas com o médico da unidade, das 8h às 12h. Em casos excepcionais são disponibilizadas mais seis fichas para emergências ou pessoas hipertensas. A UBS Maria Bico Doce conta com 35 funcionários. Os Agentes Comunitários de Saúde realizam visitas todos os dias e, duas vezes por semana, as visitam têm a presença da enfermeira responsável.
A dona de casa Conceição Alves da Silva faz acompanhamento junto à UBS há seis anos por ter diabetes e hipertensão. “Agradeço primeiramente a Deus e também às pessoas que trabalham por nós, aqui nesse espaço maravilhoso que atende toda a população de São Félix e região. Eu espero que tenha cada vez mais melhora. Só temos a agradecer a Deus e que Ele nos abençoe”, comenta.
Outra moradora que frequenta há muitos anos a UBS é a aposentada Maria Ceci Gomes, de 69 anos. Ela conta que é diabética, mas como tem o aparelho de medição de glicemia em casa, fica melhor para realizar o controle. Mesmo assim, sempre que necessário vai à UBS. “Eu frequento aqui desde quando começou, ainda era de madeira, aí depois construíram o outro local. Tá uma delícia, eu achei tudo bonito. Hoje, vim me consultar porque estou com uma dor na perna e sou diabética. De vez em quando venho aqui fazer o acompanhamento. Eu espero que venha tudo de bom para cá porque nós merecemos”, destaca.
A UBS Maria Bico Doce funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A gente da unidade, Doracy Barbosa, ressalta que os usuários podem contar com um espaço revitalizado e bom atendimento. “Então, agora, com um posto novo, todo revitalizado e um espaço físico bem melhor, mais confortável, os usuários podem esperar o melhor de nós, como sempre”, finaliza.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento