GMM: Patrulha Maria da Penha ganha mais uma viatura
No aniversário de três anos de criação da Patrulha Maria da Penha, em Marabá, a Guarda Municipal recebeu um presente: uma viatura para ser utilizada nos trabalhos ostensivos de acompanhamento das mulheres, que são atendidas por medidas protetivas judiciais, e na resposta às denúncias recebidas pelo órgão.
Com a participação de representantes de entidades e órgãos que atuam na proteção e defesa da mulher, a nova viatura, uma pick up com tração nas 4 rodas, foi entregue na manhã desta quinta-feira (24), no pátio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
“Costumo dizer que nos últimos anos, com essa junção de esforços e vontade política para atender o coletivo de ferramentas, que precisam ser utilizadas, eu acho que essa viatura é uma conquista da Patrulha, através da Guarda Municipal, e a prontidão do governo em atender as necessidades das mulheres, que estão sendo acompanhadas pela patrulha”, pontuou Júlia Rosa, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres.
Para Priscila Veloso, Coordenadora do Conselho da Mulher de Marabá, a entrega da viatura a Patrulha mostra o fortalecimento das políticas de proteção e defesa à mulher em Marabá. “É um fortalecimento de uma política que já existe, pois, a patrulha Maria da Penha já existe há 3 anos aqui em Marabá, em parceria com a Polícia Militar, e hoje o fortalecimento e atenção do poder público às políticas para as mulheres está em condições de atender as demandas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município”, destacou.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do estado (Segup), não houve registro de feminicídio em Marabá no ano de 2021, bem como foi registrada queda de 50% dos casos de violência física contra mulheres, em comparação com o ano de 2020.
“Hoje nós temos uma entrega, que coroa os três anos da Patrulha Maria da Penha. Nós temos dados da Segup que a violência contra a mulher foi reduzida e também a importância dessa proteção a mulheres, que estão sob medida protetiva. Todos estão realizando um excelente trabalho no combate à violência contra mulher em nossa cidade”, informou Jair Guimarães Barata, Secretário de Segurança Institucional de Marabá.
O prefeito de Marabá Sebastião Miranda Filho fez a entrega oficial da chave da caminhonete ao Coordenador da Patrulha Maria da Penha, Inspetor da Guarda Municipal Roberto Lemos. O prefeito destacou a importância do trabalho da Patrulha na proteção às mulheres.
“Hoje é um momento especial para a Patrulha Maria da Penha, pois recebem mais uma caminhonete para combater a violência contra as mulheres e Marabá foi o segundo município do Pará que criou a patrulha e isso é uma coisa que incentiva a cada dia a gente trabalhar no combate à violência contra a mulher”, destacou.
Localização do serviço
A sede da Patrulha fica localizada junto a Fundação ParáPaz de Marabá, que faz o trabalho conjunto com as Delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente que funcionam no mesmo prédio.
Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha atua apenas em casos já judicializados, mediante medida protetiva de urgência da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha expedida pelo judiciário. O Termo de Cooperação que regula a parceria entre Estado e Município é o 023/2018. O município atua através da Guarda Municipal e o Estado participa através da Polícia Militar e Fundação Parápaz.
As denúncias de agressão contra a mulher podem ser feitas por qualquer pessoa, por meio do disque-denúncia (94) 3312-3350, Polícia Militar por meio do 190, ainda o 180 que é nacional atendido pela Polícia Civil, o Ministério Público, Delegacia da Mulher localizada no Bairro Amapá, Creas e Conselho da Mulher.
Saiba mais na reportagem
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio