Obras: Escola Martinho Motta da Silveira, na Folha 27, passa por revitalização
Com mais de 80% dos serviços concluídos, a Escola de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira, na Folha 27, Nova Marabá, deverá ser entregue à comunidade nos próximos meses. Nesta segunda-feira (7), os trabalhos estavam concentrados para a conclusão do setor administrativo, que deve acontecer ainda esta semana, bem como na área de refeitório e finalização do piso da cozinha.
As aulas continuam acontecendo normalmente, pois a obra aconteceu por etapas e por blocos, não prejudicando o calendário letivo. “A escola Martinho Motta e toda comunidade aguardava esta obra, até porque nossos espaços são bem estruturados e com essa revitalização nos permite casar um pouquinho o trabalho pedagógico que a gente realiza com o espaço físico”, observou a gestora da escola, a professora Cristina Arcanjo.
A escola Martinho Motta conta com 9 salas de aula, secretaria, salas de informática e de leitura, auditório, espaço para recreação, setor administrativo, setor pedagógico e ginásio. São 420 alunos, destes 170 são da Educação de Jovens e Adultos e mais 50 alunos atendidos na modalidade ensino personalizado da CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Teresa Donato.
De acordo com Nells Rodrigues, diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística (Dilog), da Secretaria Municipal de Educação, a obra está dentro do cronograma previsto, a revitalização começou em maio deste ano e deve ser entregue a comunidade no início do ano letivo do próximo ano, janeiro de 2023.
“Já entregamos mais de 70% das obras iniciadas neste ano, e até ao final deste ano quatro escolas estão em fase de finalização, sendo que algumas deverão ser entregues até dezembro e outras, que também serão finalizadas neste ano, faremos a entrega no início do ano seguinte”, informou Nells Rodrigues.
Toda a comunidade escolar está ansiosa com a entrega do espaço físico. “Há muito tempo sem nenhuma obra no espaço físico e a escola estava muito deteriorada e isso acaba afetando o desempenho da escola, que é pioneira no núcleo da Nova Marabá e tem uma clientela muito boa, um quadro de professores de excelência e um corpo pedagógico muito bom e com a revitalização vai valorizar ainda mais esse trabalho”, ressaltou a professora Cristina Arcanjo.
As obras de revitalização e readequação do espaço da EMEF Martinho Motta estão orçadas em R$ 1.354.146,59. A dotação orçamentária é proveniente da Educação e recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio