Educação: Quem não conseguir matricular os filhos pelo site pode procurar a Semed
Segue até o dia 12 de janeiro, a etapa de pré-matrícula para as vagas da rede municipal de ensino de Marabá voltada para os alunos que não estavam matriculados na rede em 2023. As aulas iniciam no dia 22.
No entanto, a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed) informa que os pais ou responsáveis que, por algum motivo, não conseguirem realizar a pré-matrícula até a data limite, podem procurar a sede da secretaria, no bairro Amapá. Lá, há uma equipe técnica que dará suporte nesses casos e que dará os devidos encaminhamentos. Basta se dirigir à direção de ensino.
“Temos uma equipe técnica na Semed para dar esse apoio a quem tiver qualquer tipo de dificuldade para realizar a matrícula”, reitera Fabio Rogério Rodrigues, diretor geral de ensino da Semed.
A equipe fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Os pais que não conseguirem vaga na escola pretendida também podem se dirigir à Semed para realizar a pré-matrícula na unidade de ensino mais próxima da residência.
O site para pré-matrícula é maraba.matriculasweb.com.br. Após essa primeira etapa, os pais ou responsáveis devem ir até à escola com os seguintes documentos:
Certidão de nascimento/casamento ou carteira de identidade e CPF (cópias legíveis conferidas com o original); Histórico escolar, ressalva ou declaração da última unidade escolar em que estudou, contando o ano escolar para o qual o (a) aluno (a) está habilitado a cursar, ficando o documento original na unidade escolar, exceto para alunos ingressantes na Educação Infantil (creche e pré-escola) e/ou estudantes ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental que não tenham cursado a Educação Infantil; cópia legível conferida com o original do Registro Geral (RG) e CPF do responsável legal, para alunos (as) menores de 18 anos; cópia conferida com o original do comprovante de residência atualizado; cópia da carteira de vacinação, conferida com a original, para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1° ao 9º ano; duas fotos 3×4; cópia do cartão do Programa Bolsa Família (quando beneficiário); e cópia do cartão SUS (Sistema Único de Saúde)
Uma informação importante é que crianças, a partir de dois anos, podem se matricular nos seguintes Núcleos de Educação Infantil (NEI) Tarsila do Amaral e Tia Cleide, em Morada Nova; Jurandir e David Abreu, no núcleo Nova Marabá; e Maria da Conceição, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova. Nos demais NEI’s e escolas, a matrícula é a partir dos três anos de idade.
Texto: Ronaldo Palheta