Meio Ambiente: Defesa Civil atua no combate as queimadas urbanas
A Defesa Civil em Marabá está atuando no combate as queimadas no município. Para atender as chamadas foram montadas duas equipes. As brigadas estão compostas com sete bombeiros civis cada uma. A defesa civil também conta com auxílio de um caminhão pipa com capacidade para até 8 mil litros de água.De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil, no mês de agosto foram registradas diariamente uma média de cinco chamadas para combater focos de queimadas, número considerado elevado. “É um número bem significante, e nós estamos em parceria com os Bombeiros nesta luta de combate as queimadas”, afirma.
Além do Corpo de Bombeiros, a Policia Militar e o Ministério Público trabalham de forma integrada em ações de combate as queimadas. Nas últimas semanas a incidência de focos de queimadas aumentou significativamente. Milhomem lembra que a fumaça vem prejudicando a população
“Focos de incêndios em terrenos baldios, nas matas e até mesmo em reservas. A consequência é o prejuízo para as pessoas. No hospital a fila aumenta, são os problemas respiratórios, e até mesmo a qualidade de vida vem a cair. Então nós procuramos fazer uma ação que trabalhe o combate das queimadas”, disse.
Nesta sexta-feira (23), os brigadistas se dividiram para controlar uma queimada na área da Transmangueira, divisa entre os bairros da Nova Marabá e Marabá Pioneira. Com apoio do Corpo de Bombeiros foram usados jatos d’água na tentativa de evitar o avanço do fogo para não se aproximar das casas próximas.
De acordo com Jairo Milhomem o fogo foi controlado, mas alerta para que a população faça a denúncia de quem coloca fogo prejudicando toda a cidade. Segundo ele, a queimada na Transmangueira tem características de ter sido criminosa, mas a ação dos brigadistas foi rápida e conseguiram controlar as chamas.
Nesta sexta, os brigadistas em conjunto com agentes da Secretaria de Meio Ambiente combateram focos de queimadas no bairro da Paz.
Para acionar as equipes da Defesa Civil a população deve ligar para o número 99182 – 6658. As equipes atendem no horário de 10 da manhã às 18 horas. Posteriormente a esse horário o atendimento é feito pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva