Meio Ambiente: Defesa Civil e Semma atendem denúncias de queimadas

Nesse fim de semana a Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e Guarda Municipal de Marabá (GMM) atenderam a 14 focos de incêndio espalhados pelo município. Vale lembrar que na quinta-feira já haviam sido controlados 10 fotos de incêndio por toda cidade.

Logo às 9h40 da sexta-feira (10), a primeira demanda já foi atendida no Balneário da Praia do Geladinho, Avenida Estevão, no Bairro São Félix 1. Uma castanheira pegou fogo no local, mas as chamas foram controladas pela Brigada da Defesa Civil. No mesmo dia ainda foram controlados princípios de incêndio em um terreno baldio na Folha 25, nos fundos de uma residência na Folha 29 e na Folha 32, ambos no Núcleo Novo Marabá.

A equipe da Defesa Civil conta com 20 brigadistas, quatro veículos e está equipada com um caminhão pipa de 20 mil litros, que foi cedido pela Secretaria de Meio Ambiente, bombas costais, abafadores além de equipamentos de limpeza como enxada, rastelo e todos os demais EPIS necessários.

No sábado (11) foram mais sete casos. No Bairro Araguaia, Folha 01, São José do Ribamar, loteamento final do Novo Progresso e em dois locais diferentes da Folha 25. Todos focos de incêndio em terrenos baldios. Também houve outro foco em um entulho de vegetação dentro de um terreno particular na Rodovia Transamazônica, em frente ao Atacadão. A Semma foi acionada para tomar as medidas punitivas cabíveis.

No domingo (12), foram mais três queimadas controladas. Em um terreno baldio na Avenida Manaus e na Rua Vicinal, no Bairro Belo Horizonte. A terceira ocorreu próximo ao campinho Del Cobra, no Bairro Santa Rosa, Velha Marabá. O fogo começou em um quintal, e o dono da casa fez ameaças as equipes de controle, a Semma e a GMM foram acionadas para controlar a situação.

Semma

Além de atuar na fiscalização, notificação, abertura de processo administrativo contra os autores de queimadas a Semma também atuou no atendimento de denúncias de poluição sonora durante o fim de semana. Foram 42 denúncias atendida, resultando na apreensão de um a uma caixa amplificadora, no Bairro Jardim União, e de um carro de som automotivo na Avenida Boa Esperança. Ao todo foram realizadas oito notificações no fim de semana. As ações sempre contam com o apoio go Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GMM.

 

Veja outras fotos:

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação 

Acessibilidade