Meio Ambiente: Linha Verde divulga relatório semanal com tipos denúncias

(23 de novembro de 2020)

O Projeto Linha Verde, criado pelo Disque Denúncia Sudeste do Pará em parceria com a Prefeitura de Marabá, por intermédio da SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente –,é um novo canal que está concentrando todas as denúncias referentes aos crimes ambientais e às repassadas à SEMMA para as devidas providências.

No relatório da semana, compreendida entre 10 e 16 de novembro, a poluição sonora (barulho) foi o principal destaque, com 71 denúncias, seguida por seis reclamações de maus-tratos contra animais. Mas, o documento elenca também queimadas, baderna e até enxame de abelhas que, com o aumento do desmatamento, vez por outra aparece no meio urbano.

Quanto aos locais desses eventos, geralmente são os com maior aglomeração em cada núcleo habitacional: a Nova Marabá foi responsável por 23 denúncias; Marabá Pioneira, 10; núcleo da Cidade Nova, cerca de 35; em menor escala os bairros São Félix, Morada Nova e alguns residenciais.

No período em evidência, o intervalo entre sexta-feira a domingo concentrou a maioria das denúncias, com um total de 62, sendo 48 ocorrências no período noturno, 18 pela manhã e 19 à tarde.

A respeito dos canais de recebimento dessas denúncias, mais de 55% são via WhatsApp; 42,4% por telefone e 2,4% pelo APP Disque Denúncia.

As denúncias recebidas pela central são encaminhadas via WhatsApp para SEMMA, através do número (94) 99110-8283. O serviço da Central Disque Denúncia Sudeste do Pará visa contribuir com os órgãos competentes no que diz respeito ao combate aos crimes geral e contra o meio ambiente, colocando-se à disposição para fornecer auxílio e suporte aos órgãos de repressão e combate ao crime.

O contato pelo Linha Verde (94) 3312-3350.

Texto: João Batista
Foto: Arquivo