Meio Ambiente: Parceria entre Semma e Linha Verde facilita denúncias de crimes ambientais
Abandono de animais cresce no período de férias
Funcionando desde novembro de 2020, o programa Linha Verde apresentou relatório semanal de denúncias no período de 29 de dezembro a 4 de janeiro. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Disque Denúncia, em Marabá. O Linha Verde tem como objetivo estimular as pessoas a denunciarem crimes ambientais. Durante o mês de férias houve um aumento nas denúncias relacionadas aos maus tratos de animais, mas o primeiro lugar sempre é ocupado pelos crimes de poluição sonora.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Borges Sampaio, a parceria com o Linha Verde contribui bastante para que a Semma atenda demandas de denúncias da população como um todo.
“O Linha Verde é um trabalho especializado com denúncias ambientais. Estávamos precisando dessa expertise que encaminha as denúncias para os órgãos competentes, fazendo um filtro. Muitas não são apenas da Semma, necessita de parceria, como por exemplo crimes com crianças e adolescentes, envolvem o Conselho Tutelar. Antes recebíamos essas denúncias que não cabiam à Semma. Portanto é de suma importância essa parceria, e que resultou na otimização do nosso trabalho, antes recebíamos até mesmo no nosso telefone pessoal, muitas demandas. O convênio está somando muito”, elogiou Rubens Borges Sampaio.
A coordenadora do Disque Denúncia no Sudeste do Pará, Helen Araújo, afirma que dentro do Disque Denúncia foi criado um núcleo específico para o programa Linha Verde, onde funcionários foram treinados para receber esse tipo de informação, fazer relatórios de análise e pesquisa, auxiliar os órgãos com competência e ainda realizar mapeamentos na região quanto aos principais problemas voltados para crimes ambientais, onde semanalmente é emitido relatório dos principais casos voltados para o Meio Ambiente.
“Esse mês teve alta de crimes contra animais, cachorros e gatos, no período de férias muitas pessoas viajam e abandonam os animais, deixam dentro de casa. Em primeiro lugar sempre é a poluição sonora, em seguida maus-tratos animais”, detalhou Helen Araújo.
NÚMEROS
O relatório semanal do Linha Verde apontou que 81 denúncias foram relacionadas ao barulho, em seguida 6 de maus-tratos contra animais, desse número 5 foram pets resgatados, logo em seguida, duas denúncias de poluição de ar. A maioria das denúncias partiu do núcleo Nova Marabá, 35, Liberdade atrás com 10, Bairro da Paz e Marabá Pioneira, ambas com 6 denúncias. Os dias da semana com maior intensidade de denúncias são a sexta-feira, com 22 ligações de crimes ambientais, sábado com 21 ligações e o domingo com 19, sendo maior a incidência no período noturno, 42. O percentual dos canais de recebimentos é de 58,5% para chamadas recebidas via WhatsApp, 37,2% pelo telefone e 4,3% pelo número do Disque Denúncia.
Texto: Emilly Coelho
Foto: Arquivo