Meio Ambiente: Projeto Quelônios resgata ninho com mais de 100 ovos de tartaruga

No sábado, 28 de setembro, em operação de fiscalização e monitoramento dos rios Tocantins e Itacaiunas, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encontrou 113 ovos de tartaruga, que para evitar ação de predadores, caçadores ou de banhistas, foram transportados ao Projeto Quelônios para a conclusão do processo de incubação, já que os quelônios não apresentam cuidado parental.

Vale destacar que a Praia do Tucunaré está se tornando um dos locais escolhidos por quelônios para fazerem ninhos (sítio reprodutivo). Por isso, a Semma pede ajuda às pessoas que frequentam a praia, no sentido da conscientização ambiental, tendo cuidado especial no período de reprodução desses animais.

 O Projeto

O projeto Quelônios do Tocantins e Itacaiunas realiza atividades, visando proteção das espécies de quelônios aquáticos no médio Tocantins. Para isso são feitas coletas dos ninhos encontrados nas praias da região adotando a estratégia de translocação desses ninhos para incubação em ambientes protegidos, evitando assim a predação. Para isso é importante saber a influência da realocação de ninhos sobre a taxa de eclosão dos ovos.

Fotos: Divulgação Semma 

ACESSIBILIDADE
X