Meio Ambiente: Semma atende a 38 denúncias de poluição sonora no fim de semana

(16 de dezembro de 2020)

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) atendeu 38 denúncias de poluição sonora neste fim de semana (11 a 13). Seis pessoas foram notificadas e foi apreendida uma caixa de som de um ambulante que se encontrava na Orla de Marabá, próximo ao Bar Santo Gole. As ações contam com o apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM), que auxilia no atendimento e resolução das denúncias no local, através de orientações educativas e alertas.

O Núcleo Nova Marabá foi o campeão de denúncias recebidas, seguido do Núcleo Cidade Nova, Marabá Pioneira, Morada Nova e São Félix I. Denúncias podem ser feitas através dos telefones do Linha Verde, no App do Disque Denúncia Sul e Sudeste, e pelo telefone 94 3312-3350 e 99233-0523. Também é possível entrar em contato com a Semma através do telefone 94 3323-0571.

No relatório do Linha Verde, que compreende toda a semana (dias 8 ao 14), foram constatadas 107 denúncias de poluição sonora no município, nove denúncias de maus-tratos contra os animais, duas de poluição do ar, uma de desmatamento florestal, uma queimada, um resgate de animal e uma pesca e venda de peixes no período de defeso.

50,8% das denúncias são recebidas pelo telefone, 42,6% pelo WhatsApp e 6,6% pelo aplicativo do Disque Denúncia. As denúncias recebidas são encaminhadas para Semma, que é responsável pela fiscalização, notificação, apreensão (quando necessário) e demais providências.

Piracema

A Semma segue trabalhando ativamente durante o período de defeso da Piracema. Neste fim de semana (12 e 13 de dezembro), os agentes apreenderam 400 metros de rede de emalhar, totalizando agora 3.600 metros de rede apreendidos durante o período, que se iniciou em 1º de novembro.

A fiscalização acontece por terra, vicinais e nos rios Tocantins e Itacaiunas. As fiscalizações ocorrem entre a Vila do Espírito Santo, em Marabá, e Lago dos Macacos, no município de Itupiranga. Ao todo já foram apreendidos também 70 kg de pescado, duas tarrafas e 40 metros de espinhel durante o período.

Texto: Osvaldo Henriques 
Fotos: Divulgação