Meio Ambiente: Semma premia alunos vencedores do IV Concurso de Desenho Ambiental

0

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) premiou, na sexta-feira (29), os 13 alunos vencedores do IV Concurso de Desenho Ambiental de 2019. A premiação foi realizada no Cine Marrocos, Marabá Pioneira, e contou com a participação dos alunos, pais e diretores. Os desenhos selecionados irão compor o Calendário Ambiental da Semma de 2020. Os alunos vencedores receberam um tablete como premiação.

A aluna do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Eunice Raimunda Brito De Oliveira, Tainá Araújo França, 5 anos, conta que aprendeu muito sobre o meio ambiente com o concurso. “Desenhei um brinquedo com garrafa de tampinha, um pássaro alimentando os filhotes e um cachorro bebendo água. Aprendi que temos que colocar o lixo no lixo, reciclar, não pode cortar árvore, jogar lixo no rio e nem matar os animais”, comenta.

A mãe de Tainá, Fernanda Araújo, não esconde o orgulho da filha. “Estou muito feliz e agradeço a professora que incentivou. Fiquei muito orgulhosa, toda mãe fica de ver o filho recebendo um prêmio. Em casa sempre tentamos conscientizar a não jogar lixo na rua e cuidar do meio ambiente”, comemora. A escola de Tainá também foi a vencedora do sorteio de um notebook que foi realizado durante o evento.

Ao todo, 415 desenhos de 46 escolas diferentes participaram da disputa, que teve como tema “O Meio Ambiente e Minhas Responsabilidades”. O secretário de Meio Ambiente, Rubens Borges Sampaio, ressalta que no próximo ano a ideia é que o concurso seja ainda maior e realizado em duas etapas. “Foi um concurso que atraiu muitas crianças, professores e diretores. Queremos atrair isso ao município todo, realizando uma etapa só com as escolas públicas e uma aberta a todos que quiserem participar no município”, acrescenta.

O secretário adjunto de educação, Orlando Moraes, ressaltou a função educacional da ação e a participação da Semed. “Temos um papel importante do professor que estimula e faz as discussões com as crianças durante o processo de produção. Cada ano contamos com mais participações. Mensagem muito forte para todos nós refletirmos, ver e observar. É um movimento rico que traz um debate forte, principalmente nesse momento que o país passa”, completa.

A estudante da E. M. E. F. Castro Alves, Cleiviane Vitória Pereira da Gama, 9 anos, veio da zona rural para participar da premiação, agradeceu a oportunidade e conta que sonha em ser desenhista. “Eu acreditava que podia ganhar. Converso com minha mãe sempre, quando crescer quero desenhar quadros. Quando acabava as aulas, sempre pegava meus cadernos velhos e ficava sentada na cama desenhando”, comemora.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Semma, Socorro Medeiros, parabenizou a todos alunos que participaram do concurso. “Essa ação é uma ação positiva, alunos empolgados, zona rural participando em massa e colaborando com a educação do município. Parabenizo todos participantes em especial os ganhadores deste 4º concurso realizado pela Semma”.

O concurso

Após um processo de seleção nas escolas, os desenhos foram enviados à Semma, onde ficaram expostos durante uma semana, para votação popular. Sendo os melhores selecionados para uma segunda exposição no pátio da Universidade Estadual do Pará, de onde saíram os 13 vencedores.

Confira aqui os 13 desenhos premiados: DESENHOS COM AUTORIA

ALUNOS VENCEDORES:

  1. M. E. F. Anísio Teixeira – Belo Horizonte – Ágata Cristine Costa Leão – 7º ano – Karine Eduarda Corrêa de Souza – 7º ano
  2. M. E. F. Carlos Marighela – Zona Rural/ Rod. PA150 Km 25 – Allanny Marques Gomes – 3º ano
  3. M. E. F. Castro Alves – Zona Rural – Cleiviane Vitória Pereira da Gama – 3º ano
  4. M. E. F. Cristo Rei – Jardim União – Carlos Dannyel Souza Nascimento – 5º ano
  5. E. I. Eunice Raimunda Brito De Oliveira – Morada Nova – Tainá Araújo França – jardim II
  6. M. E. F. Getúlio Vargas – Zona Rural – Jéssica – 4º ano
  7. M. E. F. Irmã Adelaide Molinari – Zona Rural/Vila Sororó – Marcos Vinícius da Silva Lima – 2º ano
  8. M. E. F. O Pequeno Príncipe – Folha 32/Nova Marabá – Felipe Oliveira Feitosa – 8º ano
  9. M. E. F. Pedro Peres Fontenelle – Morada Nova – Anny Estefany Santana de Assunção – 9º ano – Erlândia da Silva Pereira – 7º ano
  10. M. E. F. Prof.ª Josineide Da Silva Tavares – Liberdade – Keren de Oliveira Lima – 9º ano
  11. M. E. F. Prof.º Raimundinho – Belo Horizonte – Rafaela Costa de Oliveira – 2º ano
  12. M. E. F. Urbano Cantuário – Zona Rural – Poliana Barros Sobrinho – 8º ano
  13. M. E. F. Walquise Viana da Silveira – Tiradentes/São Félix – Brian Felipe Nogueira Diniz – 3º ano

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE