Semed: Equipe de nutricionistas e merendeiras garante a qualidade da alimentação dos mais de 65 mil alunos
O dia 31 de março é lembrado em todo o mundo como o Dia da Saúde e da Nutrição, data que serve para avaliação das práticas nutricionais e a importância de políticas públicas que garantam às pessoas qualidade de vida e alimentação saudável. Em Marabá, é na área da Educação, que a Prefeitura mantém um de seus maiores investimentos em qualidade de vida, oferecendo Alimentação Escolar de alto valor nutricional para mais de 65 mil alunos, da rede municipal e estadual de ensino.
No departamento da Merenda Escolar, seis nutricionistas compõem a equipe que as funções de planejar, orientar e acompanhar a aquisição dos alimentos, a preparação das refeições e a distribuição aos alunos.
Fabíola Badu, responsável técnica do departamento de Alimentação Escolar da Semed, explica que atualmente o município conta com 125 itens para a preparação da alimentação escolar nas escolas e centros socioeducativos. Mais de 72 itens são gêneros estocáveis, a exemplo do arroz, feijão, leite, macarrão, mas também tem os perecíveis, como carnes, frangos e, o mais importante, 25 são oriundos da Agricultura Familiar.
“Inclui legumes, verduras, vegetais, hortaliças, frutas, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e isso dá para atender todas as necessidades solicitadas dentro da resolução 06, de 2020, onde pede que seja oferecido ao menos duas frutas e três tipos de legumes, verduras ou hortaliças no cardápio da merenda escolar”, informa a nutricionista.
O cardápio é feito bimestralmente e, além das questões preconizadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, são considerados a sazonalidade, cultura, hábitos alimentares dos alunos, restrições alimentares, dentre outras situações observadas durante as visitas técnicas nas escolas, as quais são mais de duzentas.
A nutricionista Helen Cristina Lima, também do departamento de Alimentação Escolar, enfatiza que o objetivo é aproximar o cardápio, ao máximo possível, da realidade e convívio alimentar das crianças. Ela esclarece que a merenda escolar reflete diretamente no crescimento, desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
“A gente sabe que a alimentação tem concentrado nela vitaminas e minerais, que conseguem doar ao nosso corpo o que ele precisa para desenvolver as habilidades para aquela faixa etária, que se encontra. Dentro do ensino fundamental, por exemplo, nós trabalhamos com, no mínimo, 20% do valor calórico energético do dia, correspondente ao período que o aluno está na escola. Então se a criança passa mais tempo, pode chegar até 70%, o que compreende as escolas cadastradas com o ensino integral”, explica a nutricionista.
Para garantir que os alimentos sejam consumidos satisfatoriamente pelos os alunos, outro fator importante é a criatividade das escolas e merendeiras. Por isso, além do cardápio recomendado pelas nutricionistas, todas têm a liberdade para criar receitas com os itens recebidos. Algumas delas, por exemplo, fazem tortas, patês e sanduíches. Aliás, as escolas recebem pão e queijo.
Na escola Francisco Sousa Ramos, atualmente estudam 393 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na escola quem cozinha para as crianças é a Iolanda Gomes que, juntamente com a gestão e colegas do apoio, sempre tentam surpreender as crianças. Nesta quarta-feira (30), a mistura do milho, leite e ovos se transformou em bolo servido com chocolate quente, uma merenda que faz sucesso no meio da criançada. Esse cardápio oferece nutrientes como vitamina A, cálcio, teor de fibras, carboidrato, colina, ferro, vitamina D, dentre outros.
“A gente tem muita satisfação em fazer a merenda, criando novidades, ficamos satisfeitas em saber que eles gostam também. Eu sempre vejo o que tem. Um dia sirvo algo salgado, em outro doce, e assim a gente vai fazendo, procurando receitas com o que temos aqui”, revela a merendeira.
Sabendo que pode ser a refeição principal de alguns dos alunos, Poliana Ramos, gestora da escola também não abre mão de ter qualidade no preparo da alimentação. “Aqui priorizamos o cardápio, mas em alguns momentos buscamos diferenciar. Quando percebemos que aquele cardápio disponível para semana não foi tão aceito, nós usamos a criatividade a partir dos itens que temos, de trazer algo novo. É importante ter uma merenda que traga sabor e até ânimo para os alunos estarem na escola. Tem aluno que chega na sala de aula, deixa a mochila e sai para perguntar qual o cardápio do dia”, ressalta a gestora.
Palavra dos alunos
A estudante do primeiro ano do ensino fundamental, Raissa Miranda, de 7 anos, estampa um sorriso largo ao falar da alimentação escolar. “Eu amo a merenda. A que mais gosto é o pão de queijo, a de hoje foi bolo e tava bom. Gosto de repetir. Eu gosto de tudo porque tudo é bom”, avalia a pequena.
Eduarda Oliveira estuda o 5º ano e não dispensa a merenda da escola. “Eu acho muito gostosa. Não sei qual eu gosto mais, é tudo gostoso e costumo repetir”, elogia.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento