MÊS DA MULHER: CONSELHOS E SEASPAC PROMOVEM EVENTOS PARA IDOSOS
Dando sequência às atividades alusivas ao Dia da Mulher, na manhã de hoje (13), os conselhos municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim) e a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspc), promoveram palestra acerca dos direitos do idoso, no auditório da Seaspac, com objetivo de incentivá-los a procurar seus direitos, inclusive contra os abusos na própria família.
A palestra, proferida pela advogada Heide Castro, baseou-se no Estatuto do Idoso, “Uma lei ainda nova, de apenas 15 anos”, que revolucionou os direitos da pessoa idosa.
Dentre os diversos tópicos, a palestrante citou as diversas gratuidades que vieram com o Estatuto do Idoso, como passagens urbanas e interurbanas, entradas em cinema e outros eventos, lembrando ainda muitos direitos que o idoso às vezes desconhece, como o direito à educação, que deve ser garantido pelo município, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
Júlia Rosa, presidente do Comdim, pronunciou-se acerca da vaidade da mulher, a partir de versos de Mário Quintana, que mostra esse sentimento, peculiar delas, desde a juventude à velhice, reforçando ao final, que essa peculiaridade, simbolizada pelo olhar no espelho, deve continuar por toda a vida.
Por sua vez, a titular da Seaspac, Nadjalúcia Lima, disse que este ano as mulheres de Marabá estão mais atentas aos seus direitos e citou alguns avanços que o município conseguiu para a pessoa idosa, citando o abrigo de longa permanência, que em breve será inaugurado.
Acerca do abrigo, apresentou o prenome (Paulo) de um idoso que muito reivindicou esse lar e que morreu antes de ver o sonho concretizado. Pediu apoio dos presentes para indicar esse nome para a casa de apoio ao idoso, no que foi prontamente atendida.